16 Abril 2017      09:17

Está aqui

EM 2017 COMO HÁ 2 MIL ANOS

A milenar Festa das Maias, em Beja, está de volta.

A 5 e 6 de maio – por iniciativa da responsabilidade da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja ADPBeja – Beja volta a celebrar a Agricultura naquela que é uma tradição que nos chega desde há 2.000 anos pelos romanos.

Para os romanos a Maia era a deusa da fertilidade, aquela que projetava toda a força da natureza, a Primavera. Naquela época existiam as festas das Maias, em que as sacerdotisas, todas elas de branco, veneravam a deusa para que as produções viessem em quantidade e qualidade. Os adornos de flores silvestres ao pescoço, na cabeça e nos pulsos, representariam o que de mais colorido havia na natureza. Os vermelhos das papoilas, os azuis dos rosmaninhos e os amarelos bem vivos dos malmequeres alegravam o rosto das gentes e as ruas. 

Com as famílias e as crianças no centro da festa, será pedido “um tostãozinho para a Maia que não tem saia”.

No dia 5 de maio, serão as escolas e as crianças a estar em evidência para promover os trabalhos desenvolvidos e no dia seguinte, a 6, serão os avós, os pais e os netos a pôr em prática a tradição com muita festa, música e alegria.

 

Imagem de gladio.blogspot.pt