7 Dezembro 2023      10:08

Está aqui

Deputada do PSD de Évora defende região no Orçamento do Estado

Sónia Ramos, deputada eleita pelo PSD no distrito de Évora

Sónia Ramos, deputada eleita pelo PSD no distrito de Évora, apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024, que dizem diretamente respeito à região Alentejo e ao distrito de Évora.

Em comunicado, a eleita refere, no entanto, que “todas as propostas foram rejeitadas com o voto contra do PS”.

Entre as propostas apresentadas, destacam-se “um centro de alto rendimento no concelho de Évora”, a instalação e exploração de “uma Plataforma Logística de Vila Viçosa, no Corredor Internacional Sul – Linha de Évora – Troço Alandroal – Linha do Leste”, e uma “solução definitiva para a antiga EN255 Borba-Vila Viçosa” que, segundo a mesma fonte, “se encontra encerrada desde a derrocada da pedreira, em 2018”.

Sónia Ramos propôs ainda um “programa de apoio à requalificação da paisagem envolvente e aproveitamento de escombros provenientes da atividade extrativa da pedra natural do Alentejo”, assim como a “integração do concelho de Mourão no Plano Nacional de Regadios”.

Na área da cultura, a eleita destaca a proposta para a criação do Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos e “um estudo sobre a equiparação do regime contributivo das bordadeiras da Madeira aos Artesãos/barristas dos Bonecos de Estremoz, para efeitos de regime contributivo especial, bem como no que diz respeito à idade de acesso à pensão de velhice”.

O mesmo documento dá conta da proposta da transferência da Escola Superior de Enfermagem e da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora para os “terrenos contíguos ao novo Hospital Central do Alentejo”, de forma a criar-se “um parque de saúde integrado, onde virá a funcionar também o curso de Mestrado Integrado em Medicina”.

De acordo com Sónia Ramos, esta última proposta foi reprovada “com os votos contra do PS, abstenção do CH, IL, L, PCP, PAN e BE”, tendo apenas um voto a favor do PSD.

 

Fotografia de alentejo.sulinformacao.pt