29 Março 2022      09:05

Está aqui

Borrego do Alto Alentejo chega à mesa de mais de 100 restaurantes

A 1.ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22 vai realizar-se entre os dias 8 e 24 de abril, em mais de 100 restaurantes nos vários concelhos do distrito de Portalegre, nomeadamente Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sousel explica que esta iniciativa ocorre no âmbito da afirmação do concelho enquanto Capital do Borrego, com o lançamento de uma marca e de um vasto programa de valorização do território. Este conceito baseia-se “na importância económica do gado ovino, que mereceu já a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano”.

Neste sentido, ao longo dos 15 dias de Páscoa, os visitantes poderão saborear diferentes receitas de borrego, tais como as famosas costeletas e o ensopado, em todos os municípios do Alto Alentejo. A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site do evento ou nas redes sociais do projeto.

Manuel Valério, presidente da autarquia, citado no mesmo comunicado, refere que “Sousel é hoje, indiscutivelmente, uma referência inigualável no país e no mundo ao nível do setor ovino. A nossa carne de borrego é um produto de excelência que aliamos ao saber fazer único das nossas gentes e aos produtos endógenos da região. Estão reunidas as condições para a ‘receita’ perfeita que resulta neste evento. Queremos promover o que de melhor se faz em Sousel, mas também em todo o Alto Alentejo, tendo o borrego e as tradições a ele associadas no centro desta dinâmica intermunicipal”.

O município refere ainda que esta primeira edição conta com a assinatura de Jorge Peças, natural de Sousel e afamado chef de cozinha do Convento do Espinheiro, em Évora, que confecionou o prato-estrela do evento: assado lento de borrego com acelgas e que será servido em muitos dos estabelecimentos aderentes.

De acordo com o chef, “aceitei com orgulho o convite que a Câmara Municipal de Sousel me interpôs para fazer parte deste projeto e ser a cara da 1.ª edição das Terras do Borrego. Enquanto filho da terra, sinto-me feliz por contribuir para este tipo de projetos, importantes para o desenvolvimento regional e para a valorização daquilo que é nosso, das nossas receitas e produtos endógenos”.

Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem ainda agendadas uma série de atividades culturais, que inclui atuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.

Além disso, esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos os anos na mesma época, pretendendo “afirmar-se como uma referência gastronómica, apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região”, adianta a mesma fonte.

Note-se que o concelho de Sousel “é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais”, albergando, atualmente, “a maior exploração de carne de borrego nacional e a maior da Europa com certificação em bem-estar animal”. Da mistura entre tradição e modernidade nasce “Sousel, Capital do Borrego”, uma marca territorial que “permitirá desenvolver a sub-região do Alto Alentejo, atraindo mais investimento económico, aliando a dinâmica do setor ovino à sua história e cultura”, destaca a autarquia.

 

Fotografia de margao.pt