4 Abril 2018      11:22

Está aqui

Batalha dos Atoleiros: quando o “Special One” era Nun´Álvares Pereira

Em desvantagem numérica, 1500 homens a pé – 100 armados com bestas e a ajuda inglesa de 300 lanceiros a pé e a cavalo – as forças portuguesas enfrentavam, a 60 quilómetros da fronteira com Espanha, um efetivo de 5 mil homens.

A liderar as forças nacionais, um homem, o “Special one” da época, Nuno Álvares Pereira, que, inovando e trazendo para a Península Ibéria novas técnicas de defesa de forças de infantaria em inferioridade numérica, conseguia vencer o exército espanhol, naquilo que seria um prenúncio para o que viria a acontecer em Aljubarrota, quase um ano depois.

A tática usada era conhecida por técnica de «pé terra»» e consistia em peões armados com lanças que esperavam, pacientemente, carga da cavalaria inimiga, numa postura defensiva, para depois atacar.

Desta batalha em Fronteira, a dia 6 de abril de 1384, passaram 634 anos. Ficou conhecida como a Batalha dos Atoleiros e a Câmara Municipal de Fronteira quer comemorar esta vitória no dia que é também feriado municipal.

A começar, a romaria ao Padrão comemorativo da batalha, antes do início da Feira Medieval e que – até domingo – transportará a povoação de volta à Idade Média com encenações teatrais, espetáculos de dança, malabares de fogo e provas de tiro com arco, artesanato e gastronomia.

Numa parceria com a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, no sábado decorrerá a II Meia/Mini Maratona dos Atoleiros, com provas de 21km e 7km, com a concentração dos atletas está agendada paras as 8h30, no Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros.

 

Veja aqui um vídeo promocional.

 

 

Imagem de i.vimeocdn.com