18 Maio 2023      14:36

Está aqui

Ana Costa Freitas condecorada pelo Presidente da República

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora entre 2014 e 2022

A antiga reitora da Universidade de Évora Ana Costa Freitas foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, na passada terça-feira (16).

“Em cerimónia no Palácio de Belém, o Presidente da República condecorou Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora de 2014 a 2022, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública”, pode ler-se numa nota publicada na página da Presidência, citada pela agência Lusa.

Ana Costa Freitas, de 68 anos de idade, iniciou funções como Professora do departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora em 2002 e foi reitora desta academia durante oito anos, tendo deixado o cargo em 2022, por não se poder recandidatar devido à limitação de mandatos. 

Na altura da sua saída, mostrou-se satisfeita com a sua liderança, destacando projetos como a criação do Centro Académico Clínica, em parceria com politécnicos e unidades locais de saúde, a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com outras instituições, e a ligação às câmaras.

Na sua opinião, outra das apostas ganhas foi a definição das áreas âncora, como o Mediterrâneo, o ambiente, as alterações climáticas, a biodiversidade e a agricultura, o património material, imaterial e humano e as artes, o aeroespacial e a transformação digital e a saúde. 

“Serei a primeira reitora que sai da universidade em que todos os departamentos têm à frente um professor catedrático”, salientou, na altura.

A Ordem da Instrução Pública é atribuída para galardoar a prestação de altos serviços à causa da educação e do ensino.

 

Fotografia de uevora.pt