18 Maio 2023      14:00

Está aqui

Festa Ibérica da Olaria e do Barro faz-se em São Pedro do Corval

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro começa hoje, quinta-feira (18), e prolonga-se até domingo (21), em São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, uma iniciativa que junta, como todos os anos acontece, os centros oleiros de S. Pedro do Corval e da Salvatierra de los Barros, na província de Badajoz (Espanha), que vão “mostrar a sua arte neste evento transfronteiriço de promoção cultural da olaria”, escreve o município de Reguengos de Monsaraz, em comunicado.

Esta Festa, que vai na sua 27.ª edição, vai contar com 41 olarias e ceramistas de Portugal e de Espanha. O Centro Oleiro de São Pedro do Corval vai ter 13 olarias e ceramistas nesta festa, enquanto o de Salvatierra de los Barros vai contar com 9 expositores.

Vão também estar presentes as olarias de Assafora, Arrancada do Vouga, Mourão, Loures, Galegos Santa Maria (2), Montemor-o-Novo, Guimarães, Barcelos, Agualva-Cacém, Torres Vedras, São Bartolomeu de Messines, Galegos São Martinho, Vila Nova de Milfontes, São Martinho do Bispo, Baixa da Banheira, Queluz e São Marcos do Campo, Portugal, e a olaria de Badajoz, Espanha.

Esta Festa Ibérica da Olaria e do Barro, organizada em anos alternados em cada município, “é uma homenagem viva à arte da olaria através de exposições, demonstrações ao vivo, jornadas ibéricas e música tradicional, pretendendo-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional”, adianta ainda o comunicado.

A edição deste ano começa hoje, quinta-feira (18), às 18:00, e vai ser inaugurada por Jorge Costa, secretário de Estado Adjunto e da Justiça, sendo, posteriormente, feita uma visita aos expositores. Às 19:00, é inaugurada, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval, a exposição permanente “Ceramicas Espanholas Extinguidas”, de Jose Luis Naharro, do Museo de Alfareria. Às 22:00, há música com Celina da Piedade e as Vozes do Cante, num espetáculo em que vão ser interpretadas músicas tradicionais, folk, pop e Cante Alentejano.

Às 10:00 de amanhã, sexta-feira (19), na Casa do Barro, começa a sessão de abertura das Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica. As sessões de trabalho começam às 10:30, com a intervenção de Arnaldo Frade, delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), dedicada ao tema “Os desafios do IEFP na Promoção das Artes e Ofícios: diagnóstico e estratégias de ação”. Às 11:00, o ceramólogo Jose Luis Naharro fala sobre “Alfarerías extinguidas de España. Necesidad de uma urgente recuperación” e, 45 minutos depois, é feita, por António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, a apresentação “O Programa Regional Alentejo 2030 e os apoios à olaria”. Pelas 12:15, fala o historiador Jose Angel Carretero sobre o “Proyecto de creación de una Escuela de Alfarería para Salvatierra de los Barros”. À tarde, as intervenções regressam às 15:30, altura em que o arqueólogo Miguel Alba Calzado fala sobre “Cerámicas comunes de Salvatierra de los Barros con usos poco comunes”. Seguem-se as intervenções “Proposta de Itinerário para a Salvaguarda e Valorização da Cerâmica Tradicional do Alentejo Central”, de Hugo Guerreiro, investigador do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, às 16:30, “Materiales cerámicos y latericios de la arquitectura termal romana”, do arqueólogo Juan Barrero, às 17:00, e “A proteção da marca”, de André Robalo, diretor de marcas e patentes do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, às 17:30. A partir das 18:00, realiza-se um debate, que vai encerrar os trabalhos das Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica. 

O programa da Festa inclui, ainda na sexta-feira, oficinas de olaria para os alunos do ensino básico de Salvatierra de los Barros e de São Pedro do Corval. Estas oficinas vão ser dinamizadas por Claudia Cid e estão marcadas para as 10:00 e para as 15:00, na Casa do Barro. 

A partir das 19:00, o espaço do certame recebe o Grupo Ste. Mais tarde, às 22:00, começa o concerto “Outros Cantes do Sul”, com Pedro Mestre, e, depois, à meia-noite, sobe ao palco a DJ Miss Shy.

No sábado (20), o dia começa com a Caminhada Rota das Olarias, de cinco quilómetros (km), que tem início marcado para as 09:00 e é organizada pela Secção de Caminheiros da Casa de Cultura de Corval. Para as 10:00, está previsto um Passeio de BTT, com cerca de 40km, sendo esta uma iniciativa promovida pela Secção de BTT da Casa de Cultura de Corval. Estas duas atividades têm partida e chegada no recinto da Festa Ibérica da Olaria e do Barro. No final da manhã, às 11:30, há bailes de folclore com o Grupo Folklórico la Jara del Hogar de Mayores de Salvatierra de los Barros. O programa para este dia inclui ainda uma atuação do Grupo 5 Castas, às 19:00, um concerto de Luís Represas, às 22:00, e música eletrónica com o DJ Moonlight, a partir da meia-noite.

No último dia de festa, domingo (21), há um Passeio Turístico Todo-o-Terreno Rota dos Oleiros para jipes, SUV e veículos 4x4. Este começa às 10:00, junto à Casa do Barro, e vai passar por diversos monumentos do concelho. Às 10:30, começa o Encontro Citroen 2CV, que conta com a organização do Núcleo de Amigos 2CV/Dyane de Redondo. No final do dia, regressam a música e a dança, com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e o Las Trianeras, às 19:00, e com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense (21:30), concerto que encerra a edição deste ano da Festa Ibérica da Olaria e do Barro.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com