4 Setembro 2015      18:22

Está aqui

FESTAS DE VENDAS NOVAS ARRANCAM HOJE

As festas de Vendas Novas (Évora) decorrem de hoje a dia 7 de Setembro. O Tribuna Alentejo quis saber mais sobre elas com o presidente da autarquia Luís Dias.
 
 
Tribuna Alentejo: Quais as novidades da edição de 2015?
 
Luís Dias: Este ano teremos mais um dia em que assinalaremos as nossas festividades. Num total de quatro dias de programação, com início dia 4 e termo dia 7, sendo que três deles serão encabeçados por nomes sonantes do panorama musical nacional, uma certeza existe: animação, boa música e tasquinhas não faltarão. Outra das novidades aliadas a mais uma edição das Festas do Concelho relaciona-se com os espetáculos que serão levados a cabo às 18h e que trarão o cante e a música filarmónica aos Vendasnovenses e demais visitantes. As largadas serão também um dos pontos altos das nossas comemorações, a desenvolverem-se ao longo da Rua António Coelho de Oliveira e que certamente atrairão largas centenas de pessoas. Por tudo isto, não se esqueça. Visite Vendas Novas, assista aos concertos de Quim Barreiros, Herman José, Jorge Roque, HMB e à nossa tarde de folclore e junte-se a nós em mais um aniversário da elevação de Vendas Novas a Concelho.
 
Tribuna Alentejo: E qual a relevância económica que têm para o Concelho?
 
Luís Dias: Com um cartaz de topo e com quatro dias de festa, tradição e entretenimento garantidos, a economia local acaba por sentir nestes dias uma lufada de ar fresco, gerando-se uma grande dinâmica, principalmente em torno das nossas iguarias tão conhecidas pelo país, as nossas bifanas. De destacar que este certame terá no seu recinto a presença de muitos expositores locais, com o apoio do IEFP numa parceria que visa divulgar e incentivar os artesãos locais, mostrando também o que melhor sabem fazer, as suas artes e o seu artesanato. 
 
Tribuna Alentejo: Qual o número de participantes esperado, entre expositores e visitantes?
 
Luís Dias: Não podemos avançar com um número exato de visitantes mas as espectativas são elevadas, dado o cartaz de excelência que apresentamos. Como as festividades são gratuitas e ao ar-livre é difícil acertar um total, mas serão, com toda a certeza, milhares de pessoas que estarão a assistir e a participar nas festas. Quanto aos expositores, entre tasquinhas, artesanato, doçaria e outros, teremos cerca de vinte representantes do nosso Concelho.
 
Tribuna Alentejo: A iniciativa extravasa os limites do Concelho?
 
Luís Dias: Sem dúvida. Esperamos visitantes de todos os Concelhos limítrofes e não só porque, como já foi referido, os espetáculos culturais são apelativos e de qualidade e visto que Vendas Novas está a “um passo” da Área Metropolitana de Lisboa e dos centros urbanos de Setúbal e Évora, é com facilidade que aqui se deslocam. Nós estamos prontos para recebê-los e garantimos que não se arrependerão. 
 
Tribuna Alentejo: Por último uma curiosidade, como surge o apoio à iniciativa da Fundação Stanley Ho e Fundação Oriente?
 
Luís Dias: Este Município tem sabido estabelecer relações estreitas e profícuas com vários parceiros públicos e privados com o intuito de aproveitar sinergias e beneficiar a missão de ambas as instituições. Neste caso foi o que aconteceu e são os Vendasnovenses os grandes beneficiados com o apoio cultural desta relação. 
 
O programa das festas pode ser visto aqui.
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.