15 Setembro 2022      10:20

Está aqui

Plataforma promove Turismo Literário no Alentejo e em Portugal

O Turismo de Portugal e a Fundação Saramago lançaram, na passada segunda-feira, a plataforma digital www.viagemaportugalrevisited.pt, através da qual é possível os itinerários de turismo literário inspirados na obra de José Saramago “Viagem a Portugal”.

De acordo com a Publituris, a plataforma é dedicada ao projeto “Viagem a Portugal Revisited”, e o seu lançamento decorreu na Biblioteca Palácio Galveias, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago.

A plataforma vai promover “Portugal como destino de Turismo Literário”, com base num conjunto de itinerários recriados por autores contemporâneos nacionais e internacionais.

Segundo o Turismo de Portugal, José Luís Peixoto foi um dos escritores contemporâneos que aceitaram o desafio de recriar os roteiros de Saramago, tendo sido “convidado a revisitar seis destes locais e assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretam os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França)”.

A mesma fonte adianta que, “em cada local revisitado, os autores escreveram sobre esse destino, criando textos originais que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros atuais em diferentes ‘paisagens literárias’ no território”.

Os 12 locais de revisitação identificados são Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos.

Através da nova plataforma, que está disponível em português, espanhol e inglês, os itinerários podem ser descobertos de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth.

O Turismo de Portugal garante ainda que vai promover a nova plataforma Viagem a Portugal Revisited” em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

“Este é um projeto enquadrado na estratégia que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver no contexto do Turismo Literário, promovendo experiências inovadoras que possam comunicar o património literário da língua portuguesa, promover as visitas ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras literárias de referência”, acrescenta.

 

Fotografia de jornaldocomercio.com