10 Setembro 2022      10:52

Está aqui

Feira Franca de Alcácer faz 240 anos

O certame mais antigo de Alcácer do Sal está de volta entre 30 de setembro e 2 de outubro.

A Feira Nova de Outubro nasceu de uma Provisão de 13 de março de 1782 (reinado de D. Maria I), enviada à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e que determinava que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. Gradualmente, o certame promovido pela autarquia ganhou o seu espaço e é hoje uma das marcas identitárias do município.

Com essência de feira franca, o recinto acolhe múltiplos vendedores, que trazem consigo vestuário, calçado, artesanato, quinquilharias, produtos regionais, malas, utilitários domésticos e brinquedos. Este é também o momento para adquirir os primeiros frutos secos da época, desde nozes e castanhas a figos secos e amêndoas, aproveitando ainda a oportunidade para comprar deliciosos géneros alimentares, entre eles peros, azeitonas, batatas-doces, rebuçados, bolinhos de amêndoa, queijos e produtos de charcutaria.

Os eventos principais serão dos artistas Raya (30 de setembro), Átoa (1 de outubro), e Toy com Banda (2 de outubro), pelas 22h30.