21 Fevereiro 2022      09:55

Está aqui

Santiago do Cacém promove Alentejo na Expo Dubai 2020

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém fez parte da missão de internacionalização do Alentejo promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) que, no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, esteve presente no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020, entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

Álvaro Beijinha, presidente da autarquia, sublinhou, citado em comunicado, que o objetivo da iniciativa passou por “promover a região e captar investimentos”, e que “pelas características do nosso município, focámo-nos no setor do turismo, agroindústria e energias”. O autarca adianta que, nestas áreas, “foram realizados contactos com representantes de grandes empresas, não só do Dubai. Reunimo-nos com dois dos maiores operadores turísticos do Médio Oriente que trabalham com mais de cinco mil agências de viagens. Tivemos, também, oportunidade de estabelecer contacto com os representantes do maior interposto de frutas e legumes desta região. No âmbito desta embaixada foi, ainda, apresentada a região do Alentejo a inúmeros empresários durante os eventos que decorreram no Pavilhão de Portugal”.

Segundo Álvaro Beijinha, esta foi “uma oportunidade”, pois permitiu “estabelecer uma importante ponte que poderá captar investimentos futuros relevantes para o desenvolvimento económico do município”.

Note-se que esta missão institucional realizou apresentações na Feira Internacional e inúmeros encontros com entidades e empresas localizadas no Dubai, que “se traduziram na assinatura de memorandos de entendimento para o desenvolvimento futuro no Alentejo de projetos na área da aeronáutica, turismo, portos, energia e agroindústria”, refere a mesma fonte.

A iniciativa Invest in Alentejo pretende promover internacionalmente o Alentejo, centrando-se nos setores-chave associados aos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI) e os equipamentos e os recursos existentes na região, com o objetivo de captar investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global. O projeto é cofinanciado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020.