19 Janeiro 2024      11:33

Está aqui

Prémio Vergílio Ferreira atribuído a Maria Irene Ramalho

Maria Irene Ramalho, professora universitária

A Universidade de Évora anunciou que, este ano, o Prémio Vergílio Ferreira vai ser atribuído a Maria Irene Ramalho, professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em comunicado, a academia refere que o júri decidiu, “por unanimidade”, atribuir o Prémio Vergílio Ferreira a Maria Irene Ramalho “pelo seu contributo para o incremento do diálogo entre a literatura portuguesa e as literaturas Anglo-Saxónicas e em geral pela internacionalização da literatura portuguesa”.

Segundo a mesma fonte, Maria Irene Ramalho é, desde 1999, International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde leciona regularmente como professora visitante.

Além disso, “tem publicado extensamente, em português e em inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas”.

“Entre as suas atuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo”, além de fazer parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

A universidade adianta ainda que a cerimónia de entrega do galardão está agendada para 1 de março, “data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de ‘Aparição’”.

 

Fotografia de ces.uc.pt