13 Abril 2023      19:44

Está aqui

Portugal pode ganhar o próximo Campeonato da Europa?

Muitos adeptos do futebol no mundo inteiro estão curiosos para ver se Portugal, o vencedor recente, consegue revalidar o título no próximo Euro.

Com um plantel forte e com o seu principal jogador, Cristiano Ronaldo, em boa forma, a equipa das quinas tem boas oportunidades de ganhar o torneio. Mas há muitas considerações antes de lhes atribuir favoritismo.

Em primeiro lugar, devemos saber que o Campeonato Europeu de Futebol é um torneio com prognósticos e odds muito fortes. França, Espanha e Alemanha são eternas favoritas, e outras equipas como a Bélgica, Itália e Inglaterra são sempre perigosas. Se Portugal quiser ganhar, terá de competir a um nível extremamente alto.

 

A história de Portugal no Campeonato da Europeu

O percurso passado de Portugal é uma vantagem. Muitos dos actuais jogadores fizeram parte do plantel da edição de 2016, por isso já têm experiência ao mais alto nível da competição europeia.

Além disso, Roberto Martínez, o seu novo treinador, tem um trajetória impressionante em grandes torneios. O seu conhecimento tático e experiência podem ser inestimáveis para ajudar o plantel a ultrapassar obstáculos e a avançar na competição.

 

O que Ronaldo (ainda) pode contribuir

Cristiano Ronaldo, a super estrela de Portugal, é outro trunfo. O avançado de 38 anos está a ter uma temporada fenomenal para a Al-Nassr F. C. O seu conhecimento e experiência podem ser fulcrais para ajudar o plantel a avançar na competição.

Ronaldo marcou 14 golos na competição, o que faz dele o maior marcador de sempre do torneio. Ele pode fazer ainda mais história na competição e para Portugal se continuar a jogar ao seu nível actual e evitar uma eventual lesão.

 

O talento e as esperanças da equipa portuguesa

Mas para vencer a competição, Portugal vai precisar mais do que apenas Ronaldo; o futebol é uma actividade de equipa. Vão precisar de uma defesa sólida para evitar golos, um meio campo para dirigir o navio, e goleadores de confiança na frente. Portugal tem uma série de atletas habilidosos que podem entrar nestas posições.

Se Portugal quiser ganhar a competição, terão de dar o melhor na fase de grupos. Irão avançar para as eliminatórias como uma das melhores equipas do terceiro lugar em 2016.

Isto significa que, para chegarem à final, tiveram de passar por três equipas muito desafiantes: Croácia, Polónia e País de Gales. Se conseguirem melhorar o seu desempenho desde a fase de grupos, não terão de enfrentar tão cedo uma das equipas cabeça de série da competição.

Portugal foi desafortunado no ano passado no Campeonato do Mundo, que foi disputado no Qatar. Mesmo com Ronaldo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e o resto do excelente plantel, foram eliminados nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 2022, o que certamente desanimou os adeptos portugueses.

 

Campeonato do Mundo 2022: Má sorte para uma grande equipa

Demasiada fé no Ronaldo foi um factor que contribuiu para a sua eliminação tão cedo. A falta de diversidade e potência ofensiva impediu que Portugal avançasse mais na competição.

Para melhorar o seu desempenho no Campeonato Europeu, Portugal terá de empregar uma estratégia ofensiva mais abrangente e encontrar métodos para produzir e marcar golos, mesmo quando Ronaldo estiver bem marcado.

 

Conclusão

Portugal tem a capacidade para ganhar o próximo Euro, mas apenas se jogarem o seu melhor. Beneficiam de ter alguns dos melhores jogadores do mundo no plantel, para além de uma equipa e um líder. Por outro lado, terão de controlar regularmente a iniciativa de jogo para ganharem.

Terão de passar a fase de grupos e ter uma ofensiva mais forte para que possam ter sucesso. Caso o consigam, serão sérios favoritos da competição. Vão querer compensar a saída antecipada em 2022, por isso vão espera-se que estejam motivados para aprenderem com erros passados e desenvolverem-se como uma equipa capaz de avançar mais na prova. Portugal tem potencial para ganhar o próximo Euro, dada a combinação certa de jogo estável e uma ofensiva muito perigosa com Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Ronaldo ao leme.