13 Abril 2023      14:52

Está aqui

Prémio Cinco Estrelas 2023 atribuído ao Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora foi este ano distinguido, pela primeira vez, com o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

Na página destes prémios, escreve-se que este aquário, o primeiro dedicado a espécies de rio em Portugal, pretende promover o conhecimento da diversidade dos ecossistemas de água doce, assim como da sua importância e relação com a humanidade, sendo, por isso, um espaço de natureza científica, cultural e de lazer. Além disso, tem também uma forte componente educativa e ambiental.

Este é um espaço que procura recriar o universo aquático e que, desta forma, dá a conhecer aos seus visitantes mais de 600 exemplares pertencentes a 69 espécies que se encontram nos rios nacionais e internacionais. Ali, podem ser vistas, por exemplo, várias espécies dulciaquícolas de Portugal, da Península Ibérica, da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos lagos africanos do vale do Rift.

O Fluviário de Mora procura também sensibilizar os seus visitantes para a necessidade de proteger estes ecossistemas de água doce, que são fortemente marcados pela diversidade, apesar de a água doce representar apenas 0,01% da água do planeta.

O município de Mora destaca que este espaço foi uma das marcas alentejanas distinguidas nesta que foi a 6.ª edição dos “Prémios Cinco Estrelas Regiões 2023”, para a qual contribuíram 436.000 consumidores que avaliaram 900 marcas, o que deu origem à atribuição de 116 estrelas, que avaliam e distinguem “o que de melhor se faz em Portugal”.

 

Fotografia de evasoes.pt