30 Dezembro 2021      15:00

Está aqui

Qual foi a causa do desempenho decepcionante de Portugal nas eliminatórias do Qatar?

Jogar no Campeonato do Mundo é o objectivo de todas as selecções nacionais. Quando uma equipa cheia de estrelas não assegura uma vaga, o público começa a duvidar da capacidade dos jogadores. Isto aconteceu a Portugal que, depois de perder para a Sérvia, desperdiçou a oportunidade de chegar a 2022 já classificado para o Campeonato do Mundo.

Agora chegou a hora de Portugal medir forças contra outras seleções que também não se classificaram, em busca do último lugar no Campeonato do Mundo de 2022. As casas de apostas estão com ótimas probabilidades para esse evento neste artigo.

Além de Portugal, a tetracampeã Itália e a Suécia, figura presente o Campeonato do Mundo, também não se classificaram. Mas afinal, o que explica a falta de sucesso de Cristiano Ronaldo em levar a seleção das quinas para mais um Campeonato do Mundo? Quem acompanha o futebol internacional pode fazer algumas suposições, vamos tentar descobrir.

Faltou renovação

Uma explicação para a queda de rendimento da seleção Portuguesa é a idade dos seus titulares, a maioria com mais de 30 anos e alguns atingindo os 40 anos de idade, o que significa menos potência, mais desgaste físico e o risco de lesões aumenta. O duo defensivo é um dos mais antigos do continente. Pepe, o xerife da defesa portuguesa, tem 38 anos de idade, e José Fontes tem 38. O jogador estrela da equipa, Cristiano, tem 36 anos. Outros jogadores, como o guarda-redes Rui Patrício e o médio João Moutinho, têm mais de 30 anos.

Jovens como Pedro Neto e João Félix ainda são promessas e muitos novos para carregar a responsabilidade de levar uma seleção como Portugal ao Campeonato do Mundo. Portanto, uma das razões que pode explicar o estado actual de Portugal é a não renovação da equipa no momento adequado.

Um exemplo de renovação que tem funcionado bem é a seleção Brasileira. A maioria dos titulares da seleção tem menos de 30 anos e o jovem Neymar, com 28 anos, é um dos mais experientes do plantel. Com mais juventude em campo, a seleção de Tite conseguiu impor o seu estilo de jogo e classificar-se em primeiro e com antecedência para o Campeonato do Mundo de 2022.

Ascensão de outras seleções

Uma segunda razão para a presença de Portugal nos playoffs do Campeonato do Mundo de 2022 é a ascensão de equipas que até há pouco tempo não tinham qualquer história na competição. A Sérvia, por exemplo, é um desses casos. A Dinamarca, apesar de ter estado presente em competições recentes, acaba também de roubar um dos lugares que anteriormente estavam praticamente reservados a equipas tradicionais como Portugal.

Agora é um playoff

Agora é esperar que Portugal se qualifique, porque este pode ser o último Mundial para Cristiano Ronaldo, e dizer adeus desta forma seria dramático. O problema é que a equipa portuguesa irá enfrentar adversários fortes, como a campeã europeia - Itália.

O playoff promete emoções fortes.