13 Março 2024      10:04

Está aqui

Parque Mineiro de Aljustrel recebe 3000 visitantes

O Parque Mineiro de Aljustrel recebeu cerca de 3000 visitantes nos primeiros três meses de atividade, funcionando apenas com visitas por marcação, dirigidas essencialmente à população e a instituições do município.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, afirmou que “são três meses com uma média de 1000 visitantes por mês, o que nos motiva e agrada bastante. Por isso, fazemos um balanço extremamente positivo” deste período.

O equipamento, inaugurado a 4 de dezembro de 2023, representou um investimento de quase seis milhões de euros, com financiamento comunitário, e tem como objetivo ser “uma homenagem aos mineiros” do concelho, onde a atividade extrativa tem mais de 5000 anos.

A partir de agora, a Câmara de Aljustrel “vai apostar muito na promoção regional, nacional e até internacional” da infraestrutura, que já integra o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, continuou Carlos Teles.

“Estamos num momento zero e o desafio é promover e desenvolver novos conteúdos e novas atividades, para termos um parque dinâmico e que atraia sempre mais visitantes”, disse o autarca.

O novo Parque Mineiro de Aljustrel tem objetivos “de lazer, didáticos e de investigação, ao mesmo tempo que contribui para minimizar a degradação ambiental” associada a antigos locais de exploração.

Além da requalificação dos bairros mineiros, da construção de ciclovias, da colocação de passadiços na zona do “Chapéu de Ferro” e da instalação de sinalética e equipamentos multimédia em diversos locais da vila, o projeto incluiu a construção do Centro de Receção e Interpretação.

É neste espaço, instalado junto ao Malacate Viana, um dos antigos “poços de descida ao fundo da mina”, que foi criado um espaço museológico.

É também a partir do Centro de Receção e Interpretação que os visitantes podem visitar um dos grandes atrativos do Parque Mineiro de Aljustrel, a antiga galeria mineira do Piso 30, reabilitada para ser visitável.

 

Fotografia de correioalentejo.com