22 Abril 2023      16:00

Está aqui

O mel

Claro que a manhã começa com os primeiros raios de sol. Claro que nesse mesmo sol se baseiam todas as expectativas de vida, não só de um mas de todos os seres vivos. Entre esses seres estão os humanos, os racionais, os irracionais, os vertebrados e os invertebrados. Muitos deles são vegetais. Alguns chamados de insectos.

É incrível como cada pequeno pormenor está interligado entre todos estes seres. Aqui, tenhamos atenção, há toda uma cadeia envolvida. Desde o pólen, até à inseminação das plantas, do nascimento das frutas até ao apreciar dessas mesmas frutas.

Nessa mesma manhã, um conjunto de abelhas saiu da colmeia para trabalhar. Começaram nesse mesmo momento em que o primeiro raio entrou pelos espaços existentes no cortiço. Das abelhas, há uma hierarquia respeitada, a rainha coordena as operações. Isto, acho eu, porque não falo a linguagem das abelhas e muito menos entendo a sua psicologia.

Porém, aquilo que me interessa, muito mais do que falar das abelhas em si, é passar além das colmeias, dos lugares onde as podemos encontrar, dos cortiços que são feitos pela sabedoria dos antigos.

Nessa manhã, as abelhas saíram com toda a voracidade, prontas para recolher o pólen. Assim foram, asinhas para cima e asinhas para baixo, as abelhas lá do meio de uma serra que muito pouca gente conhece. Entre rosmaninhos, estevas e urzes, as abelhas tinham um dia cheio pela frente. Esse desígnio, sem que elas imaginassem era a produção do mel.

Em verdade, se falamos de mel, que melhor forma de o explicitar do que falar da vida de uma abelha. Em anos passados… já la vão 8… desde que escrevi tantos textos. Alguns deles sobre muito, outros sobre nada. Escrevi já um sobre abelhas mas nunca sobre o doce que é o produto do seu trabalho, o mel.

O mel é um dos mais puros produtos que qualquer ser pode consumir. Certo que está cheio de açúcar, mas certamente contribuirá para a melhoria de tantos momentos. O mel é doce e é com esse mesmo mel que se alegram os dias, fruto do trabalho das abelhas.

Poder-se-ia dizer que as abelhas cumprem apenas as suas funções neste ciclo. A sua parte na cadeia é de recolher o pólen e transformá-lo em mel.

Depois, há pessoas que aprenderam a acomodar essas abelhas nesse ciclo, a construir-lhe colmeias e a recolher o mel que depositam nos seus favos. E desses sai o puro néctar, ou seja, o produto final dos dias que se repetem e que se conseguem desse ciclo de vida que nos adoça o palato.