O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera da maior importância para o País da candidatura das Fortalezas de Elvas, Marvão, Valença e Almeida a património mundial da Unesco e vai receber no dia 11 de setembro os presidentes de câmara dos municípios candidatos com o intuito de apadrinhar institucionalmente a iniciativa e envover-se diplomaticamente nela.
A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, promovida pelos municípios de Elvas, Marvão, Almeida e Valença, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da Unesco desde o início de 2016.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, defende a importância do reconhecimento internacional de "um património único no contexto da civilização europeia”. A candidatura incide no Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, na cultura raiana e numa das fronteiras mais antigas do mundo, onde tiveram não só um papel defensivo importante, como representaram então soluções arquitectónicas únicas, adaptadas a estruturas amuralhadas e à geomorfologia do terreno.
Hoje são monumentos de paz e atraiem um número crescente de turistas de todo o mundo.
Imagem de capa de clubedospensadores.blogspot.pt