9 Fevereiro 2023      09:47

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Grândola Logistics Park – Euro Atlantic tem estatuto de Potencial Interesse Nacional

Grândola vai ter um dos maiores parques de logística privados do país. O projeto deste parque logístico, que se destina ao reforço da cadeia de abastecimento euro-atlântica, tem agora estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN), reconhecimento feito pela Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI).

A entidade responsável pelo desenvolvimento do Grândola Logistics Park – Euro Atlantic (GLPEA) é a Qantara Capital, uma empresa privada suíça de investimento e consultoria, que adianta em comunicado que se espera que este projeto tenha um grande impacto “na indústria logística a nível nacional e europeu”.

Segundo a mesma fonte, este projeto representa um investimento de várias centenas de milhões de euros numa área de 130 hectares repartidos em megalotes, com 670.000 metros quadrados de área de construção dedicados à logística, à indústria e aos serviços, 300.000 metros quadrados para as infraestruturas adjacentes e ainda 330.000 metros quadrados destinados a áreas verdes.

O GLPEA conta com ligação à via rápida IC1, a oito quilómetros do centro de Grândola e da autoestrada A2, a 100 quilómetros de Lisboa, tendo igualmente ligação ferroviária direta ao Corredor Internacional Sul, que faz a ligação entre o Porto Internacional de Sines e Espanha. Este projeto, que tem também uma estação ferroviária privada, vai funcionar como uma plataforma intermodal, sendo “uma porta de entrada para a Europa e para o Atlântico”, refere ainda a empresa.

Tendo em conta a intermodalidade, a escala e a modularidade deste parque, esta plataforma poderá servir as empresas que pretendem otimizar a sua produção e a sua logística e, ao mesmo tempo, melhorar o seu desempenho ambiental, uma vez que o GLPEA proporciona a todos os seus ocupantes a possibilidade de implementação de novos parâmetros destinados à certificação green building e à garantia da sustentabilidade das suas atividades, uma política que vai assentar na energia solar e no consumo inteligente dos diversos recursos disponíveis.

“É para nós uma enorme honra e um verdadeiro selo de qualidade termos sido considerados um Projeto PIN. Vamos contruir a maior plataforma logística privada de Portugal e uma das mais verdes da Europa. A par da expansão no e-commerce e nearshoring, os eventos desde 2020 destacaram a importância estratégica do corredor comercial euro-atlântico, onde Portugal está a tornar-se protagonista. A escala, a localização e a intermodalidade do GLPEA refletem esta nova realidade. Com o GLPEA estamos de facto a criar um novo hub logístico na Península Ibérica e saudamos o apoio da AICEP para o fazer”, afirma o CEO da Qantara Capital, Hadrien Fraissinet, no mesmo comunicado.

Prevê-se que o GLPEA permita criar pelo menos 1.000 novos postos de trabalho até ao final do projeto, estando a Câmara Municipal de Grândola na expectativa de receber o mesmo número de residentes associados diretamente a este projeto.

“Entre os principais objetivos da autarquia de Grândola está a atração de investimento com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconómico e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida da nossa população. A construção do GLPEA está totalmente alinhada com estas prioridades. Mais importante ainda, este projeto proporcionará a diversificação do turismo de uma forma sustentável”, considera o presidente do município, António Figueira Mendes.

O diretor da área de Industrial e Logística da CBRE Portugal, Nuno Torcato, e o diretor da área da Promoção Imobiliária da CBRE Portugal, também falaram sobre este projeto.

“O GLPEA surge para dar resposta a uma crescente procura de espaços de dimensão, flexíveis e alinhados com os mais altos padrões a nível de ESG. Portugal é cada vez mais um destino de players internacionais e as características específicas deste projeto bem como as suas extraordinárias ligações rodoviárias e ferroviárias ao Porto de Sines bem como a Lisboa, Porto e Espanha irão ajudar a consolidar Portugal como destino preferencial para empresas industriais e intervenientes do setor de supply chain a nível mundial”, comentaram.

A construção do GLPEA deverá começar ainda este ano e as operações deverão ter início em 2024.