13 Abril 2023      11:56

Está aqui

Festival Islâmico de Mértola apresenta-se na Casa do Alentejo

O Festival Islâmico de Mértola 2023 vai ser apresentado na Casa do Alentejo, em Lisboa, no próximo sábado (15), às 18:30.

Nesta cerimónia, vão estar presentes Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, Rosinda Pimenta, vice-presidente, João Manuel Rato Proença, presidente da Casa do Alentejo, e Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo.

A apresentação, que é aberta ao público, vai contar com uma atuação do grupo “Cus Cus Flamenco”, que vai permitir apresentar a programação de concertos do festival, com uma prova de doçaria tradicional e ainda com marroquinaria.

O grupo “Cus Cus Flamenco” foi formado em Granada, Espanha, no ano de 2016, por Hamid Ajbar, cantor de origem marroquina licenciado pelo Conservatório de Rabat como especialista em música andalusí e oriental. A proposta musical deste grupo baseia-se no conceito “duas histórias, um caminho”, que junta a música e a dança de duas culturas num concerto de fusão “onde a profundidade do canto flamenco se junta à estética dos poemas-cantigas da poética árabe-anadalusí e à beleza e paixão da dança flamenca”, nota o município, em comunicado.

A cada dois anos, este festival, que vai na sua 12.ª edição, “transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal”, adianta ainda a mesma fonte.

Assim, durante este evento, que vai realizar-se entre os dias 18 e 21 de maio, Mértola recebe uma grande comunidade islâmica proveniente de países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Espanha e Egito, entre outros.

O Festival Islâmico de Mértola, que tem entrada livre, é, de acordo com a autarquia, um “dos eventos mais relevantes do distrito”, e procura divulgar o conhecimento sobre a história e o património de Mértola, “promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly”.

Este ano, “o souk regressa às vilas “velha” e “nova” de Mértola”, onde vão poder ser encontrados produtos regionais, artesanato, doçaria e tecidos de Marrocos, Tunísia, Egito, Espanha e Alentejo. 

Para além de contar com um mercado de rua, a programação do festival inclui também diversas propostas ligadas à música e à arte.

A última edição deste evento contou com 50.000 visitantes, esperando-se que este ano sejam ultrapassados os 60.000.

 

Fotografia de radiopax.com