1 Março 2024      10:39

Está aqui

Festival de Órgão de Braga dá palco ao cante alentejano

A 10.ª edição do Festival Internacional de Órgão de Braga vai decorrer de 12 a 28 de abril e será dedicada à música coral, incluindo o cante alentejano.

Segundo o diretor do festival, José Rodrigues, citado pela Lusa, haverá um total de 12 concertos, a cargo de cerca de 500 músicos, entre coralistas, organistas e orquestra.

Um dos pontos altos está agendado para dia 26, na Igreja do Pópulo, com um concerto com música da corte de Luís XIV, a cargo do organista Frédéric Descamps, com direção musical de Diogo Costa e participação do Coro e Orquestra do Distrito de Braga.

O cante alentejano marcará presença nos dias 12 e 13, na Sé Catedral de Braga e no santuário do Bom Jesus do Monte, respetivamente.

O primeiro desses dias será dedicado a modas religiosas alentejanas e o segundo a modas populares. Em ambos os casos, os sons do Alentejo serão assegurados pelos Cantadores da Aldeia Nova de S. Bento, de Serpa.

O festival terá ainda um dia reservado para os compositores bracarenses, dando ainda palco a coros de jovens portugueses e franceses e à Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho.

O concerto de encerramento está marcado para a Igreja de Santo Adrião, com a 9.ª Sinfonia de Beethoven, a cargo de Vítor Matos e Vítor Lima.

De acordo com a organização, todos os concertos terão lugar em igrejas do concelho de Braga, à exceção de um agendado para o dia 20, que terá lugar na Igreja Nova de Prado, em Vila Verde.

José Rodrigues manifestou-se esperançado de que a edição deste ano consiga suplantar os 6000 espetadores registados em 2023, destacando também a importância do festival na recuperação dos órgãos de tubos do concelho.

O Festival Internacional de Órgão de Braga começou em 2014, reunindo nessa primeira edição cinco concertos e 12 músicos, números que agora sobem para 12 e cerca de 500, respetivamente.

 

Fotografia de revistamar.com