10 Janeiro 2016      11:21

Está aqui

FÓRMULA 1 DOS CÉUS NO ALENTEJO

A época de 2016 da World Air Race Championship (ARC) está prestes a ter início e os preparativos vão acontecer no Alentejo, em Ponte de Sor (Portalegre), onde - entre 14 e 19 de janeiro – as equipas participantes vão participar em treinos no Pylon Racing Training Camp.

Já em fevereiro, a competição inicia-se, em África, de onde seguirá rumo ao Médio Oriente (abril). De aí regressa à Europa, a Espanha, onde, em junho, realiza a última prova antes do regresso a Portugal para terminar a época em julho.

As localizações foram escolhidas pelos desafios particulares que representam devido a fatores como as temperaturas elevadas, os ventos fortes e as rápidas alterações meteorológicas que os pilotos terão de enfrentar.

Estas corridas dividem-se me três classes: Extreme, Vintage e Biplanos. Em cada classe competem oito pilotos e, ao invés da famosa Red Bull Air Race (que este ano não tem passagem por Portugal) e onde os concorrentes voam em contrarrelógio um por um, estas corridas do ARC Championship envolvem os aviões qualificados para cada classe em voo simultâneo e a partir de uma grelha conjunta, tal e qual na Fórmula 1 automóvel.

As posições na grelha de partida são determinadas por provas de qualificação aos pares com um elemento de slalom ou uma figura acrobática.

No Pylon Race Training Camp, em Ponte de Sor, os instrutores de classe mundial John Taylor, Vicky Benzing, Fernando Marinho Pereira, Bob Mills e Rock Vandam vão treinar os potenciais candidatos nas técnicas necessárias para competir e aferir das suas capacidades para participar nas quatro corridas.

Os pilotos receberão formação teórica e prática, em voo acrobático avançado e aprenderão a cultivar uma atitude correta, sendo que os que eleitos receberão uma licença especial de corrida e serão convidados para disputar as séries do campeonato de 2016.

O curso tem um obrigatório para quem quiser alinhar nas corridas da World Air Race Championships (ARC), cujas provas começaram em 2014 com o objetivo de complementar outras corridas e competições aéreas internacionais.

 

Foto André Garcez para a Air Race Championship daqui