24 Agosto 2023      18:37

Está aqui

Crédito Consolidado: Posso Poupar ao Juntar Crédito Pessoal e Crédito Habitação?

Contextualização

Atualmente, muitos portugueses recorrem a créditos para os mais variados fins. Quer seja para comprar um carro, comprar uma casa ou, até para realizar uma viagem, há uma tendência crescente para a procura de apoios financeiros.

O aumento crescente do número de créditos é impulsionado pela realidade financeira e económica do país, marcada por salários pouco competitivos e pelo aumento global do custo de vida, fatores que contribuem negativamente para o bem-estar da população.

Consequentemente, muitos portugueses sentem dificuldade em gerir, de forma eficiente, os seus orçamentos. Assim, pode ser desafiante cumprir, dentro dos prazos estabelecidos, o pagamento das prestações dos créditos e garantir ainda condições financeiras para uma vida familiar estável.

Crédito Consolidado

O crédito consolidado, como o nome indica, tem como objetivo unir todos os créditos numa só prestação. Desta forma, paga menos por mês e deixa margem para realizar poupanças.

Além de garantir a diminuição significativa do montante a pagar, todos os meses, a junção dos empréstimos numa única entidade credora permite que as famílias consigam organizar, de forma mais eficaz, o pagamento da dívida.

Consolidar créditos é um processo simples, fácil e rápido de concretizar. No entanto, antes de avançar, deve ter em conta:

  • Situação profissional - É fundamental estar empregado e com um contexto profissional estável, que garanta o cumprimento dos prazos estabelecidos para pagamento.
  • Situação financeira - Se pretende consolidar os seus créditos, não deverá ter prestações atrasadas ao banco.
  • Situação familiar - Deve ter em conta que a consolidação do crédito, apesar de ser vantajosa a curto prazo, levará à extensão do tempo de pagamento da dívida, o que colocará pressão financeira ao agregado familiar, a longo prazo.

Como Fazer um Crédito Consolidado?

Consolidar créditos exige compromisso e deve ser uma decisão ponderada com seriedade, sendo que o não cumprimento dos prazos acordados pode levar a situações complexas de dívida.

Após garantir que tem condições para avançar com a consolidação dos créditos, deve ter em conta as várias ofertas disponíveis no mercado. Opte por utilizar um simulador online e, antes de tomar uma decisão, garanta que escolhe o melhor crédito consolidado para as suas necessidades.

Considere, por exemplo, que entre pagamento da casa, prestação do carro e outros gastos, tem encargos mensais no valor de 850,00€. Ao fazer os cálculos no simulador de crédito consolidado, conseguirá reduzir a sua prestação para 340,00€ por mês, alcançando uma poupança de aproximadamente 60%.

Depois de estar confortável com a proposta apresentada, poderá tratar de todas as questões no conforto da sua casa, evitando tempos de espera e burocracias. Deverá enviar os documentos solicitados, aguardar a aprovação do pedido e formalizar o pedido de crédito com a assinatura do contrato. Num espaço de dias, começará a poupar.

Vantagens de Juntar Créditos

Consolidar os seus créditos pode ser bastante vantajoso, apresentando resultados positivos num curto espaço de tempo.

As principais vantagens da consolidação de créditos são:

  1. Processo simples e pouco burocrático - Todo o processo pode ser tratado de forma online e com tempos de espera tendencialmente curtos.
  2. Junção de diferentes tipos de créditos - O crédito consolidado permite a fusão de todo o tipo de créditos pessoais e também do crédito à habitação, um dos mais comuns para a maioria dos portugueses.
  3. Poupança quase imediata - Ficando apenas com uma prestação mensal, o montante a pagar é substancialmente inferior. Assim, poderá começar a poupar logo no primeiro mês.
  4. Junção dos créditos numa única entidade - Ao consolidar os créditos fica a pagar apenas a uma única entidade, o que descomplica o processo.
  5. Diminuição das taxas de juro - Geralmente, o valor das taxas de juro (que correspondem ao montante adicional a pagar à entidade que cedeu o crédito) são menores.
  6. Otimização do rendimento familiar - Havendo uma maior margem de poupança, as famílias poderão otimizar esse valor noutros projetos, melhorando a sua qualidade de vida.
  7. Redução da taxa de esforço - Uma vez que o valor a pagar mensalmente é menor, a taxa de esforço (que corresponde à capacidade de uma determinada pessoa dar resposta às suas obrigações financeiras) é também tendencialmente menor.

Apesar do crédito consolidado oferecer vantagens competitivas aos credores, é importante ter em conta que exige um controlo eficiente dos gastos. Além de estender significativamente, o prazo de pagamento, em casos de gestão pouco eficiente, pode levar ao sobreendividamento.

Em Suma

Com as dificuldades económicas que se fazem sentir, em Portugal, parte da população começa a demonstrar dificuldades em cumprir os prazos de pagamento estabelecidos para os seus empréstimos.

Assim, no caso das famílias que contam com dois ou mais créditos, pode fazer sentido procurar soluções que permitam evitar o endividamento e, simultaneamente, poupar. Neste sentido, o crédito consolidado apresenta-se como uma opção vantajosa.

Ao consolidar os créditos, é possível juntar todas as prestações numa única transação mensal, o que, além de facilitar o processo de pagamento, permite diminuir significativamente o montante a pagar. Assim, permite poupar todos os meses.

O crédito consolidado é benéfico, na medida em que pode ser efetuado através da internet, de forma praticamente imediata. Depois de simular o crédito e aceitar a proposta enviada, conseguirá o seu financiamento num curto espaço de tempo. Assim, se as famílias conseguirem gerir de forma eficaz o seu orçamento, permite a melhoria da qualidade de vida.