O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou que a discussão pública da proposta de atualização dos limites do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) se realiza de 30 de agosto a 26 de setembro.
De acordo com o ICNF, citado pelo portal Agricultura e Mar, a atualização do limite do parque foi efetuado de modo a “dotar o PNSSM da melhor informação geográfica relativa à definição do seu âmbito territorial”.
A mesma fonte adianta que esta atualização compreendeu a transposição do limite publicado para cartografia vectorial, adequando-a às novas tecnologias SIG e ao atual modelo de requisitos cartográficos. Por sua vez, aumentaram-se os níveis de precisão e exatidão dos limites com um descritivo mais detalhado e rigoroso.
O objetivo deste procedimento é garantir uma uniformização e clarificação do limite desta Área Protegida, afastando situações geradoras de incerteza.
As observações e sugestões deverão ser apresentadas diretamente no portal Participa, ou através de correio eletrónico para o endereço dppre@icnf.pt, ou por correio postal dirigido ao presidente do conselho diretivo do ICNF, mediante o preenchimento da ficha de participação, até à data do termo da consulta.
A partir de 30 de agosto, os documentos que compõem o processo referente à proposta de republicação dos limites do PNSSM podem ser consultados no portal Participa.
O Parque Natural de São Mamede tem uma superfície de 56 061,31 hectares e passa por quatro concelhos do distrito de Portalegre: Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Arronches.
A par do coberto vegetal, que abrange carvalhais, castinçais, sobreirais e azinhais, o parque conta com a presença de diversas espécies animais, com destaque para as aves de presa e os morcegos.
Fotografia de industriaeambiente.pt