Todas as grandes cidades têm nas suas imediações um ou mais aeroportos que estabelecem restrições no acesso ao espaço aéreo. Estas limitações afectam em alguns casos o espaço aéreo da própria cidade, o que anula por completo as possibilidades de desenvolvimento da mobilidade aérea urbana e de todo o potencial de desenvolvimento económico e de criação de emprego. É neste contexto que entra o consórcio AURA integrado por fornecedores de serviços de navegação e tecnológicos, bem como organizações de investigação líderes de toda a Europa, coordenadas pela Indra.
Em conjunto, trabalharão para integrar a gestão do espaço aéreo a muito baixa altitude (Very Low Level -VLL) também conhecido como U-Space, com os sistemas de tráfego aéreo tradicionais que os centros de controlo e torres dos aeroportos utilizam para gerir os voos. As interfaces que se estabelecerão entre os sistemas do U-Space e de gestão de tráfego aéreo (ATM/ANS – Air Traffic Management/Air Navigation Services) vão também facilitar a gestão de operações de forma segura acima do nível VLL de baixa altitude.
O projecto AURA de gestão de tráfego aéreo U-Space impulsionado pelo programa SESAR JU pretende desenvolver soluções e procedimentos para integrar os sistemas de gestão do tráfego aéreo convencional (ATM) com os sistemas que vão gerir o U-Space e tornar possíveis as operações com drones nas cidades. O projecto abordará um dos principais obstáculos que impedem os drones de sobrevoar as cidades: a integração segura deste tipo de aeronaves no espaço aéreo de baixa altitude sem afectar as operações de tráfego aéreo convencionais no espaço aéreo controlado.
Assim abre-se a porta a um desenvolvimento do sector ligado aos drones novo, que impulsionará a economia, elevará a competitividade de empresas em todos os âmbitos e melhorará os serviços públicos. Inspecções e trabalhos de manutenção, serviços logísticos, intervenção em desastres, assim como a produção e manutenção de drones e os serviços de gestão de tráfego aéreo não tripulado serão as actividades beneficiadas em primeiro lugar.
Para tornar em realidade este objectivo, os parceiros do projecto AURA vão determinar a informação que os sistemas UTM e ATM devem trocar para garantir a segurança das operações. O consórcio vai desenvolver os procedimentos e sistemas que suportarão o interface necessário entre ambos os sistemas para gerir elevados volumes de tráfego aéreo não tripulado, operando de forma simultânea no espaço aéreo de forma segura. Esta troca de informação facilitará uma visão precisa da situação dos voos em qualquer momento, garantindo a segurança das operações. O conceito operacional completo e o desenvolvimento de sistemas no projecto AURA vão ser testados numa série de exercícios de validação em diferentes locais da Europa. Estes exercícios vão combinar voos reais e simulações com tráfego aéreo real para validar soluções e procedimentos.
Trata-se do primeiro projecto industrial de investigação gerido pelo SESAR JU que é dedicado ao U-Space, a iniciativa da Comissão Europeia para a integração segura de drones no espaço aéreo. Os resultados facilitarão o trabalho das entidades reguladoras, para fixar as regras que vão regulamentar a mobilidade aérea urbana e facilitar o desenvolvimento de standards e soluções tecnológicas partilhadas por todos os fabricantes e operadores.
Fonte: Revista Cargo