4 Janeiro 2017      17:01

Está aqui

A AMÊNDOA É UM BOM INVESTIMENTO NO ALENTEJO

O Alentejo não tem propriamente tradição na cultura do amendoal, mas o regadio está a trasformar a cultura numa boa alternativa às culturas tradicionais da região.

Segundo um site da especialidade, o Vida Rural, a cotação da amêndoa tem estado em níveis historicamente altos nos últimos anos. Dada a estrutura altamente deficitária do mercado, é esperado que o negócio se mantenha rentável.

O melhor exemplo vem de Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo, onde existem já produtores que têm feito investimentos na amêndoa e a existência de água em quantidades suficientes está a permitir que os frutos atinjam um calibre acima dos 14 milímetros, o que o torna mais apetecível e mais rentável.

No caso particular da Migdalo, os primeiros amendoais plantados são de 2013, mas a área em produção tem vindo a aumentar todos os anos. Dos 18 hectares iniciais, aumentou-se a produção em 30 hectares no ano seguinte, sendo que o objectivo é chegar aos 100 hectares rapidamente, até porque as amendoeiras têm uma vida útil que varia entre os 20 e os 25 anos.

"Até agora, as cultivares escolhidas foram a Belona (40%) e a Soleta (60%), ambas mediterrâneas e de casca dura. Para além destas também se enquadram na região a Guara e a Lauranne, entre outras, todas com floração tardia, autoférteis, com bons níveis de produtividade e de grande aptidão comercial," explica Filipe Sevinate Pinto, um dos proprietários e investidores.

A água que rega os pomares e que representa 10% dos custos, vem da barragem do Roxo e o sistema é de gota a gota mas a árvore é também muito resistente à falta de água

Para avaliar a oportunidade basta saber que os norte-americanos produzem 80% da amendoa consumida, enquanto a União Europeia representa apenas 8% da produção mundial e importa mais de 250 toneladas por ano.

Ainda segundo o Vida Rural a Alemanha, Espanha, Itália e Holanda representam 75% do consumo na União Europeia mas o Médio Oriente e a Índia são também bons potenciais cliente.

O artigo original pode ser lido aqui.

Imagem de capa Vida Rural

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.