29 Março 2024      10:14

Está aqui

Aldeia em Castro Verde continua a ‘chocalhar’ casas na Páscoa

O “Sábado de Aleluia” é uma tradição pascal que continua a ser seguida em São Marcos da Ataboeira (concelho de Castro Verde) e que junta, este ano, cerca de 30 pessoas que vão entrar e ‘chocalhar’ pelas habitações da aldeia.

Esta iniciativa, que conta com a organização da junta de freguesia e do grupo “Amigos da Aleluia”, data de meados do século passado e realiza-se sempre no sábado que precede a Páscoa.

“É uma tradição bonita, a única que existe no concelho de Castro Verde e que continua a ser dinâmica e ativa, em que as pessoas todos os anos acabam por estar ansiosas, à espera” que aconteça, afirmou Sara Saturnino, presidente da junta de freguesia, à Lusa.

A presidente sublinhou também que esta é “uma tradição muito diferente e muito interessante”, que leva a que muitos naturais de São Marcos da Ataboeira façam uma visita à aldeia nesta data, “com o intuito de assistir e fazer com que a Aleluia continue”.

De acordo com a tradição, um grupo de pessoas junta-se, no “Sábado de Aleluia”, pela madrugada e percorre a pé a aldeia e as outras localidades da freguesia. Durante este percurso, os participantes entram nas habitações, abanam os chocalhos que levam nas suas mãos e saem sempre por uma porta diferente.

“Dizem as lendas que [esta tradição] traz boas coisas e abençoa a casa se o grupo a ‘chocalhar’ por dentro”, revelou Sara Saturnino.

“As pessoas fazem muita questão de abrir a porta ao grupo, para este poder chocalhar dentro de suas casas”, acrescentou ainda.

Posteriormente, já em São Marcos da Ataboeira, os “Amigos da Aleluia” seguem em direção à igreja da aldeia. Aí chegados, entram por uma porta e saem por outra e, logo depois, dão nove voltas ao edifício, a ‘chocalhar’ enquanto caminham.

No final desta iniciativa, todos os participantes entoam um cântico ao padroeiro da freguesia, São Marcos.

Nos primeiros tempos, apenas os homens participavam nesta tradição, mas atualmente “já há mulheres e crianças que ‘chocalham’ a aleluia”, notou a presidente da junta de freguesia.

Para além disso, “já se juntou [ao grupo] toda uma série de pessoas mais novas, que também têm interesse em continuar a tradição e têm sido bastante dinâmicas e ativas”, adiantou também. 

O “Sábado de Aleluia” de São Marcos da Ataboeira tem, este ano, início marcado para as 07:00 e passa pelas localidades de Figueirinha, Guerreiro e Salto.

Duas horas depois, pelas 09:00, o grupo dá início à arruada em São Marcos da Ataboeira, estando prevista para as 11:00 a entrada na igreja.

 

Fotografia de facebook.com