4 Março 2024      09:14

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Abandono no Ensino Superior aumenta no Alentejo

Cada vez mais estudantes estão a desistir do ensino superior público após o primeiro ano do curso, sobretudo no interior do país.

Segundo a agência Lusa, os dados mais recentes divulgados no portal Infocursos referem-se ao ano letivo 2021/2022 e mostram que, ao contrário do setor privado, o abandono no final do primeiro ano do curso aumentou desde 2013/2014.

No Politécnico de Beja, as desistências aumentaram 26,9%, enquanto a Universidade de Évora viu um aumento de 18,4%. No Politécnico de Portalegre, o abandono escolar aumentou 16,9%.

De acordo com Rosário Mauritti, investigadora do ISCTE-IUL, o motivo por trás deste abandono pode estar relacionado com o alojamento, não pelo custo das rendas, mas sobretudo pela falta de oferta, pois muitas instituições de ensino superior no interior do país não disponibilizam residências, ou quando essa oferta existe, é insuficiente para acolher todos os estudantes deslocados e as alternativas privadas são poucas.

“Não existem, muitas vezes, mercados instalados para acolhimento de estudantes que se deslocam para essas regiões para poderem estudar”, referiu a investigadora, que tem estado a trabalhar num estudo sobre o tema, em que representantes dos alunos relataram, precisamente, essa dificuldade.

Além da falta de alojamento, Rosário Mauritti refere ainda que, ao contrário das grandes cidades, a mobilidade quotidiana é bastante condicionada em algumas zonas, em particular nas regiões Centro e Alentejo.

Fazendo a comparação com a capital, onde o preço dos quartos obriga muitos estudantes a continuarem a viver em casa dos pais e fazerem, diariamente, grandes deslocações para a faculdade, permitindo-lhes, dessa forma, continuar a estudar, a investigadora sublinha que essa possibilidade nem sempre existe.

Nesses casos, “se não existir alojamento, não existe mesmo possibilidade de prosseguir os estudos”, alertou, considerando que a bolsa +Superior, que apoia os estudantes em zonas de menor densidade populacional, não chega se não for complementada com condições de acolhimento dos estudantes.