24 Outubro 2015      17:52

Está aqui

DIA EUROPEU DO ENOTURISMO CELEBRADO EM REGUENGOS DE MONSARAZ

A cidade alentejana de Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho 2015 - vai comemorar o Dia Europeu do Enoturismo – celebrado a cada segundo domingo de novembro - em três fins de semana.

Assim, a 1, 8 e 14 de novembro com passeios de cicloturismo e de automóveis clássicos, um rally paper, provas de vinhos e a apresentação do livro “Reguengos de Monsaraz – a vinha e o vinho”.

 Este dia foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin) e conta com a parceria da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Esta iniciativa surgiu com a finalidade de difundir internacionalmente o turismo do vinho de maneira simultânea em todos os países europeus, favorecendo assim uma homogeneização dos padrões de qualidade das diferentes rotas de vinho europeias.

Em Reguengos de Monsaraz, o 1º Passeio de Cicloturismo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz vai decorrer no dia 1 de novembro, a partir das 8h, integrando uma visita ao enoturismo da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. No dia 8 de novembro, pelas 14h, o operador turístico About Dreams e o Município de Reguengos de Monsaraz vão organizar o Rally Paper “Alentejo com olhos de ver e boca de provar”, uma prova que vai englobar paisagens únicas juntamente com perguntas e resolução de tarefas.

No mesmo dia, às 16h, a escritora Gabriela Carvalho vai apresentar o livro “Reguengos de Monsaraz – a vinha e o vinho”, da Editora Althum, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Também neste local, pelas 17h30, o Espaço Vinho com Arte vai receber a cerimónia de entrega de prémios do rally paper, que será acompanhada de Cante Alentejano e de provas dos vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015.

Finalmente, dia 14 de novembro, as comemorações terminam com a realização da primeira edição do Passeio de Automóveis Clássicos – Rota dos Vinhos, organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

Em Portugal, para além de Reguengos de Monsaraz, este ano aderiram à iniciativa os municípios de Barcelos, Cartaxo, Marco de Canaveses, Silves, Nelas, Montijo, Borba, Ponte da Barca e Melgaço com a Rota do Alvarinho e Loures com a Rota do Vinho de Bucelas, Colares e Carcavelos.