23 Janeiro 2024      12:14

Está aqui

Viola campaniça de RAIA em residência na Noruega

RAIA, o projeto a solo do músico alentejano António [Tó-Zé] Bexiga, vai estar na Noruega até ao final do mês de janeiro para uma residência artística, dois concertos coletivos e dois masters/concertos-comentados de viola campaniça com alunos e professores da Nord Universitet, em Lavengar, Trondheim.

Em comunicado, o promotor do projeto adianta que o primeiro concerto terá lugar no dia 25 de janeiro na Festiviteten Lavengar, seguido de Trondheim, no dia 27.

RAIA participou ainda em 2023 numa primeira residência em Roma, no estúdio da Catalea, juntando a viola campaniça à música de Trees Up North, do norueguês Hans Jorgen Stop, e a “eletrónica de identidade” e live sampling de Walter Laureti, de Itália.

Segundo a mesma fonte, “em 2022, RAIA percorreu a Islândia, numa tour partilhada com o islandês Svavar Knutur, viagem que chamou de ‘uma campaniça no gelo’, que o levou a fazer um master/concerto comentado no Departamento de música da Universidade de Reiquejavique e os dois músicos a fazer vários concertos, em salas mais e menos convencionais, escolas, um centro social, o centro de música folk da Islândia e ainda um concerto/entrevista numa estação de televisão”.

Em fevereiro, este projeto voltará ao Funchal, a convite da Xarabanda, para participar no Festival Acorde, festival de cordofones.

Do programa, fazem parte vários concertos, palestras-concerto, aulas-concerto e uma master classe de viola campaniça no Conservatório do Funchal.

 

Fotografia de beira.pt