12 Abril 2023      09:18

Está aqui

Vila Nova de Santo André recebe exposição de Alain Corbel

A exposição de ilustração e banda de desenhada (BD) “No Caminho das Imagens”, do premiado ilustrador Alain Corbel, pode ser vista até ao dia 29 de abril, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André.

Esta exposição é composta por ilustrações de livros, desenhos inéditos, serigrafias, cartazes e esboços, que resultam das várias viagens que o autor tem feito a diferentes países e que lhe dão inspiração para as suas criações.

De acordo com o município de Santiago do Cacém, o trabalho é para o autor “uma espécie de viagem interior”, em que “a liberdade e flexibilidade no estilo e técnicas de ilustração são fundamentais”. Por este motivo, as ilustrações que cria refletem a perspetiva “de um viajante do mundo que vai recolhendo as vivências através de imagens”.

Nascido na Bretanha, no ano de 1965, Alain Corbel fez os seus estudos na St. Lukas School of Fine Arts, em Bruxelas, e criou a Mokka, em colaboração com Eric Lambé, e a Pelure, duas revistas de comics. Foi também diretor artístico da secção infantil do Nekepell, um jornal da Bretanha, nos anos de 1996 e 1997. Em Portugal, trabalhou em vários jornais e revistas como artista BD, ilustrador e storywriter. Conta também com diversos livros ilustrados publicados, como o “Contos de Macau”, de Alice Vieira (Editorial Caminho), com o qual venceu o prémio de melhor Ilustrador Português, e organiza workshops dedicados à escrita e à ilustração. Fez também parte de um projeto acerca da realidade social de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, que deu origem ao livro “Ilhas de Fogo”.

Vários dos seus trabalhos têm também, ao longo do tempo, sido reconhecidos e premiados. Ficou com o 3.º Prémio da Categoria 1 do Luzerner ComixFestival, no ano de 2000, venceu o Award of Excellence, da Society for News Design, em 2001, foi distinguido com o Prémio Nacional de Ilustração, com “Contos e Lendas de Macau”, em 2002, voltou a vencer o Award of Excellence, da Society for News Design, em 2004, e foi-lhe atribuída a Menção Honrosa pelo Prémio Nacional de Ilustração, com “A Máquina Infernal”, em 2005.

O artista promoveu também, no passado dia 01 de abril (sábado), a iniciativa “Com Quase Nada se Faz Uma Imagem”, um ateliê de ilustração integrado na 17.ª edição dos Contos Traquinas e na celebração do Dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril).

 

Fotografia de publico.pt