5 Dezembro 2023      17:57

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“Vendas Novas é a melhor opção para o novo aeroporto”

Valentino Salgado Cunha, vice-presidente da Câmara de Vendas Novas
Valentino Salgado Cunha, vice-presidente da Câmara de Vendas Novas

O vice-presidente da Câmara de Vendas Novas (Évora) considerou hoje que a localização do novo aeroporto naquela região ou em Alcochete vai trazer benefícios ao concelho, prometendo defender que a infraestrutura deverá ser construída naquele território.

“Aquilo que nós percebemos hoje, através da apresentação, do último relatório da comissão técnica independente é que duas opções estratégicas saltam à vista, nomeadamente Alcochete e Vendas Novas, são até bastante próximas uma da outra. Nós, enquanto Município de Vendas Novas, obviamente que achamos que a nossa localização tem muitas vantagens e trarão desenvolvimento económico muito grande à nossa região. Alcochete também acabará por trazer noutra dimensão”, disse Valentino Salgado Cunha.

O autarca falava depois de a comissão técnica independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa ter identificado Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis (Alcochete e Vendas Novas), segundo o relatório hoje divulgado.

A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um ‘hub’ (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).

O vice-presidente da Câmara prometeu que a autarquia vai estar no terreno para “promover a localização de Vendas Novas pela sua geografia”, como um local onde se pode investir e por onde “o desenvolvimento do país passará”.

“A Câmara Municipal de Vendas Novas está disponível para apoiar em tudo aquilo que for necessário a este processo de decisão, como temos feito até agora, para que, de uma maneira ou de outra se acabe por construir um aeroporto novo para a região de Lisboa e para Portugal, sempre assente no primórdio de que o interesse nacional deverá ser a primeira salvaguarda”, acrescentou.

De acordo com o relatório preliminar da CTI, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.

Já as opções Humberto Delgado + Montijo e Montijo como ‘hub’ foram classificadas como “inviáveis para um ‘hub’ intercontinental”, por razões aeronáuticas, ambientais e económico-financeiras “devido à sua capacidade limitada para expandir a conectividade aérea”.

Humberto Delgado + Santarém e Santarém como aeroporto único “não são opção por razões aeronáuticas (de navegação aérea)”, apontou a CTI. O relatório entrará depois em consulta pública durante 30 dias úteis, prazo findo o qual a CTI, após avaliar "a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica de cada um desses contributos, à luz dos fatores críticos para a decisão", fará então o relatório final.

Com a elaboração deste relatório final ficará concluído o mandato da CTI.