11 Novembro 2019      15:52

Está aqui

Portugal é o terceiro maior produtor de azeite do mundo e o Alentejo representa 76% da produção

Portugal é responsável por 10% das exportações de azeite europeu para o mundo segundo dados mais recentes do Eurostat que refere uma exportação nacional de 56 mil toneladas.

“Os países membros da União Europeia exportaram mais de 1,6 milhões de toneladas de azeite em 2018, avaliados em 5,7 mil milhões de euros”, afirma o gabinete estatístico europeu.

Segundo avança hoje o Jornal Económico o principal país responsável pelas exportações para países fora da UE foi Espanha, com a exportação de 301.400 toneladas de azeite e 52% do total de exportações. Este valor torna Espanha o maior exportador de azeite do mundo, seguido por Itália, com 33% das exportações ou 191 mil toneladas. Portugal foi responsável por 10% das exportações em 2018, sendo o terceiro maior responsável pelo abastecimento do mundo em termos de azeite. Segue-lhe a Grécia, com 20.600 toneladas de azeite, responsável por 4% das exportações.

O Alentejo produz perto de 76% do azeite nacional. A qualidade já existia e foi melhorada, depois houve um investimento na promoção e foi tudo quanto bastou para o Azeite Alentejano ver as exportações a aumentar e um desejo cada vez maior em comprar azeite alentejano pelo mundo.

O investimento em promoção, por parte do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) foi de 265 mil euros, no últimos três anos, centrado em seis países: Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América e Suécia.

 

Imagem de capa de Francisco Garcia

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.