24 Maio 2023      12:46

Está aqui

PCP questiona Comissão Europeia sobre apoios à agricultura

Sandra Pereira, eurodeputada pelo PCP

O Partido Comunista Português (PCP) acaba de concluir um ciclo de visitas “dedicadas à situação de seca no Alentejo”, onde participou o deputado à Assembleia da República, João Dias.

Em comunicado, o PCP revelou que se deslocou aos concelhos de Montemor-o-Novo, Ponte de Sor, Santiago do Cacém, Odemira, Serpa, Beja e Moura, onde constatou que, devido ao agravamento da seca, a campanha agrícola já se encontra comprometida, “nomeadamente para os agricultores que produzem em sequeiro”.

“Face à gravidade da situação, a deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Sandra Pereira, entregou esta semana no Parlamento Europeu uma pergunta onde questiona a Comissão Europeia sobre que apoios ao Setor Agrícola pode o Estado português mobilizar dos fundos comunitários”, além de “quais os fundos, montantes e percentagens que podem ser dirigidos aos pequenos e médios agricultores”.

A mesma fonte lembra “os efeitos da proliferação descontrolada das culturas superintensivas de olival, amendoal e frutos vermelhos, que exigem uma significativa carga de utilização de recursos hídricos” e que “prejudicam objetivamente os pequenos e médios agricultores”.

Nestas visitas à região, o PCP constata ainda que “a produção de fenos e forragens” está igualmente comprometida, que se poderá traduzir na “na redução do número de efetivos, uma vez que os criadores se vêm obrigados a abates precoces, situação que irá conduzir a uma falta de animais reprodutores no futuro próximo”.

Além disso, o partido alerta para “os níveis alarmantes de várias albufeiras”, em que o Monte da Rocha tem apenas 10% da sua capacidade, Campilhas conta com apenas 12% e a barragem de Santa Clara com 35%.

Neste sentido, “o PCP continuará a intervir na Assembleia da República com vista a garantir diversas medidas, várias delas constantes do Projeto de Resolução que o PCP entregou no passado dia 3 de maio”, que propõe “o acionamento imediato da ajuda de crise no âmbito da Política Agrícola Comum”; “a criação de um apoio extraordinário dedicado à aquisição de alimentação animal”; e “a tomada de medidas de gestão da utilização da água para fins agrícolas”.

 

Fotografia de pcp.pt