6 Julho 2018      18:25

Está aqui

Minas de Aljustrel apostam no zinco

Foram cerca de 13 milhões de toneladas de minério de cobre que foram extraídas, nos últimos sete, anos, das minas de Aljustrel.

No entanto, aos pouco, a exploração foi-se concentrando na extração de zinco – iniciou há pouco mais de três meses – e a extração deste minério tem correspondido às expectativas, da concessionária Almina - Minas do Alentejo.

Estando o zinco em alta nos mercados, estando mesmo mais atrativo que o cobre, este pode vir mesmo a representar uma aposta segura da concessionária que, desde 2009, investiu cerca de 300 milhões de euros; 150 milhões só nos últimos três anos, o que permitiu maiores cuidados ambientais e um aumento da capacidade de produção das minas de Aljustrel.

Prevendo um volume de negócios de 136 milhões de euros para este ano, nestas infraestruturas trabalham perto de 1.100 pessoas.

À perda de produção de cobre – que se destinava sobretudo ao mercado chinês – a empresa pode responder com o aumento do preço do zinco – destinado essencialmente ao mercado europeu e em menor escala asiático.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

Imagem de cdn-images.rtp.pt