10 Novembro 2017      07:27

Está aqui

ÉVORA: PS E PCP SEM ENTENDIMENTO QUANTO A PRESIDÊNCIA DA CIMAC

PS e PCP não chegam a consenso quanto à presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). Esta falta de consenso, que resulta de uma interpretação da legislação que define a eleição da presidência daquele órgão de governação regional, já fez adiar para uma terceira reunião a decisão.

As últimas eleições autárquicas, que ditaram uma vitória do PS no maior número de câmaras do Distrito de Évora, parecem não ser suficientes para definir a presidência da CIMAC, já que a legislação também contempla no peso da decisão o número de eleitores e aí os comunistas têm vantagem por deterem a capital de Distrito, Évora.

Segundo Norberto Patinho, presidente da Federação de Évora do PS e ex-presidente da Câmara de Portel, a eleição da presidência da CIMAC tem sido "desde sempre" feita com base na votação dos presidentes de Câmara do Distrito, considerando que esse princípio foi sempre respeitado, mesmo quando o PCP detinha a maioria das Câmaras do Distrito, "agora que o PS está nessa posição", não encontra motivo para que desta vez a eleição não recaia sobre um autarca do PS, que parece ter inclusive o acordo dos 3 autarcas eleitos por movimentos independentes.

O PS detém no Distrito de Évora 6 Câmaras, o PCP 5 e os movimentos independentes 3.