A 2.ª edição do Festival de Acordeão de Estremoz, vai decorrer durante o mês de julho com 10 espetáculos para “descentralizar a cultura”, anunciou a Câmara Municipal.
Segundo o município, este segundo festival de acordeão avança após o “resultado positivo” da primeira edição, em 2022, integrada nas comemorações do centenário do Teatro Bernadim Ribeiro, em Estremoz.
“O objetivo da Câmara Municipal com a organização deste evento prende-se com a necessidade de descentralizar a cultura e dinamizar e animar ainda mais as freguesias do concelho”, adiantou a autarquia.
O município indicou ainda que pretende proporcionar às pessoas “momentos diferentes” e “oferecer a possibilidade de vivenciarem esta arte popular que é tão característica” e que “trará à memória de muitos aquilo que outrora viveram”.
O festival, com entrada livre, começa no dia 02 de julho, com a atuação da Orquestra de Acordeão Mestre de Avis, às 18:30, em Evoramonte. Os restantes espetáculos iniciam-se às 21:00.
O acordeonista Carlos Poeiras vai atuar no dia 07, em Santa Vitória do Ameixial, e no dia 14, em São Lourenço de Mamporcão.
Para o dia 08, está marcada a atuação de Inês Vaz, no Museu Berardo Estremoz.
Andreia Sofia sobe ao palco no dia 15, em Glória, e no dia 28, em São Bento do Cortiço.
O Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara (Espanha) tem espetáculos marcados para os dias 21, em São Bento do Ameixial, e 23, em São Domingos (Festas do Espinheiro).
António Charrinho tem atuações agendadas para o dia 22, em Arcos, e dia 29, em Veiros.