4 Novembro 2015      15:55

Está aqui

VILA VIÇOSA COM MAIS MONUMENTOS CLASSIFICADOS

Segundo a portaria 829/2015 do Diário da República, a Igreja, o Convento e a Cerca de Nossa Senhora da Piedade, foram classificados como Monumento de Interesse Público.

Este monumentos de Vila Viçosa já estavam referenciados nos monumentos em vias de classificação e vêem agora confirmado o seu interesse público.

"A Igreja e o respetivo Convento de Nossa Senhora da Piedade foram fundados em 1606 por D. Teodósio II de Bragança, sendo o espaço consagrado em 1610.

A ampla cerca conventual é característica dos conventos capuchos, abrangendo zonas agrícolas. O templo, de planta longitudinal, apresenta nave única antecedida por nártex e capela -mor retangular, à qual se encontra adossada a sala da tribuna. As dependências conventuais organizam -se em torno do claustro quadrangular, sendo que as posteriores são já setecentistas. A fachada de linhas sóbrias contrasta com o interior da igreja, sucessivamente reformado por campanhas decorativas ao longo dos séculos XVII e XVIII.

De entre estas, destacam -se a pintura mural que decora a sacristia e a Capela de São Francisco, os retábulos de talha dourada e policroma, a abóbada do coro alto, feita depois do terramoto de 1755, e a campanha azulejar de revestimento da nave.

O claustro é decorado com grafitos de laçarias e figuras zoomórficas e antropomórficas"  como descrição publicada em Diário da República.

É dado assim o reconhecimento à zona onde são realizadas as conhecidas festas dos Capuchos de Vila Viçosa.

Na capa Terreiro do Paço em Vila Viçosa.

Imagem daqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.