Está aqui

Filmes

Marvão e Valencia de Alcántara exibem filmes ao ar livre

O Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha) tem início hoje, sexta-feira, com a exibição da longa-metragem “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, e prolonga-se até dia 19 de agosto.

Segundo a organização, citada pela agência Lusa, a apresentação do filme está marcada para as 21:45, no castelo de Marvão, após a sessão de abertura e a exibição da curta-metragem “Periferias – Um festival de afetos”, de Rui Pedro Tendinha.

Festa do Cinema Francês passa por Évora

A 23.ª edição da Festa do Cinema Francês vai regressar a várias cidades portuguesas de 26 de outubro a 20 de novembro, onde se inclui a cidade alentejana de Évora.

De acordo com o Diário de Notícias, o evento irá exibir mais de 80 filmes em 10 cidades portuguesas, como Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal. Além disso, integra a Temporada Portugal – França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países.

“Beyond is the Day” vence melhor ficção do Festival de Curtas de Évora

O filme “Beyond is the Day”, do realizador polaco Damian Kocur, venceu o prémio para a melhor ficção na 17.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), revelou a organização à agência Lusa.

Neste certame foram também entregues os prémios para o melhor documentário ao filme “Son of the Streets”, de Mohammed Almughanni, e para melhor animação ao filme “Ecorce”, de Samuel Patthey e Silvain Monney.

Évora exibe 43 filmes de 20 países em Festival de Curtas-Metragens

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), cuja edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia, vai regressar à cidade alentejana em setembro, com um total de 43 filmes de 20 países em competição.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização indicou que, nesta 17.ª edição, que se realiza entre 20 e 25 de setembro, vão estar 43 filmes, nas categorias de ficção, documentário e animação.

Festival Periferias exibe filmes ibéricos em Marvão e Extremadura Espanhola

A 9.ª edição do Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha) arranca no próximo dia 13 de agosto e exibe cerca de 30 filmes ibéricos, avança a agência Lusa.

O festival, promovido pela Associação Cultural Periferias (Portugal) e Gato Pardo (Espanha), vai decorrer até ao dia 20 deste mês, sendo desenvolvido no “habitual modelo de itinerância por aldeias e lugares emblemáticos” da zona raiana entre Marvão (Portalegre) e Valencia de Alcântara (Extremadura espanhola).

Cine-Caravana mostra cinema português por todo o país

A partir do final de julho e até 11 de setembro, a Cine-Caravana, uma carrinha com uma tela, vai estacionar em 27 cidades portuguesas para mostrar filmes nacionais em praças ao ar livre, sempre com entrada gratuita, avança o jornal Público.

Filmes promocionais do Alentejo conquistam prémios em festival internacional

Dois filmes promocionais sobre a região do Alentejo, promovidos pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, foram premiados no Festival Golden City Gate, em Berlim, na Alemanha.

Segundo a Rádio Pax, o filme “Alentejo – Caiado de Fresco” ficou em 2.º lugar, na categoria “Destinos Turísticos”, enquanto a película “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” conquistou um galardão idêntico, na categoria “Ecoturismo” desta competição internacional.

Grândola recebe exibição do novo filme português “Golpe de Sol”

O mais recente filme do realizador Vicente Alves do Ó, “Golpe de Sol”, vai ser exibido no próximo dia 2 de setembro no Cine Granadeiro Auditório Municipal, em Grândola, adianta o portal infocul.pt.

Numa sessão especial às 21h, a projeção conta com a presença dos atores Oceana Basílio, Ricardo Pereira, Nuno Pardal, Ricardo Barbosa e ainda do realizador Vicente Alves do Ó.

Évora exibe ciclo de cinema de autor em homenagem à nouvelle vague

O grupo Cinema-fora-dos Leões (C-f-L) e a associação cultural “Oniros” estão a organizar o ciclo de cinema “La vie c'était l'écran”, que homenageia o realizador francês Éric Rohmer a propósito do centenário do seu nascimento, no auditório Soror Mariana, da Universidade de Évora.

Deste Lado da Ressurreição

Deste Lado da Ressurreição (um filme instável e potencialmente falhado (dito como elogio) de Joaquim Sapinho):

O título é enigmático e predispõe ao sorriso expectante. Também pelos vestígios do (ainda assim não muito) que se leu sobre o assunto. Começa – e começa bem. O contraponto de silêncios entre o interior / entrada do cenóbio e as sequências de surf. Silêncios? Expressão talvez equívoca. Interiores, representações de fé, céu, mar, debaixo de água, depois um grito que naquele ponto já sabe a pouco. As imagens são, de igual modo, dispares, ou de grande ou de recôndita beleza.

Páginas