Está aqui

Internacional

Enoturismo cresce 27% no Alentejo

O enoturismo no Alentejo cresceu 27% no ano passado, face a 2022, com os portugueses a liderarem o “ranking”, seguindo-se visitantes brasileiros e norte-americanos, revelou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Em declarações à agência Lusa, Francisco Mateus, presidente da CVRA, disse que “o enoturismo é uma referência para o turismo no Alentejo, que potencia não só a vinda de turistas à região como contribui para a dinamização da economia alentejana”.

Beja Air Show regressa com as melhores acrobacias em junho

A 2.ª edição do Beja Air Show vai mostrar as melhores acrobacias feitas em aviões a alta velocidade nos próximos dias 1 e 2 de junho, na Base Aérea n.º 22.

Segundo o portal New in Town, o evento é gratuito e aberto ao público, contando, este ano, com incríveis demonstrações aéreas de aeronaves internacionais, espetáculos acrobáticos e exposições.

No programa, já estão confirmadas as presenças de aeronaves da “Mirage 2000 Couteau Delta”, da Força Aérea Portuguesa, da “SAAB JAS 39 Gripen”, da Hungria, e da “Patroulle Suisse”, da Suíça.

Beja: Comunidade intermunicipal quer empresas da região no México

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana assinaram um protocolo de colaboração, cujo principal objetivo passa por estimular a internacionalização das empresas daquela região alentejana.

Herdade da Matinha nomeada para prémio internacional

A Herdade da Matinha está nomeada para um dos prémios ambientais de maior importância a nível mundial, o Earthshot Prize, criado pelo príncipe William, filho mais velho da princesa Diana e do rei Carlos III, e pela The Royal Foundation.

Este prémio pretende “identificar e recompensar soluções inovadoras que abordem os desafios ambientais mais urgentes do mundo”, escreve o turismo rural, em comunicado, citado pela MAGG.

Baja TT Dehesa Extremadura parte de Elvas

A 8.ª edição da Baja TT Dehesa Extremadura, que se realiza de 2 a 4 de maio, terá este ano um troço cronometrado de 110 km, dos quais 60 vão ser disputados no Alto Alentejo, com partida na cidade de Elvas.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Elvas refere que, desta forma, a organização do Motor Club Villafranca “concretiza o seu compromisso de promoção dos laços desportivos entre os dois países ao longo da Raya”.

A prova terá o seu centro de operações na cidade de Badajoz e, pelo terceiro ano consecutivo, será pontuada, em carros, para o Campeonato Europeu da FIA.

Ministra do Brasil atua no Festival Músicas do Mundo de Sines

A 24.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo regressa entre 20 e 27 de julho a Sines e Porto Covo, com 43 concertos agendados de artistas de 27 países, provenientes de quatro continentes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sines, entidade organizadora do festival, destaca “uma das maiores representantes da música baiana, Margareth Menezes, estrela dos carnavais de Salvador e atual ministra da Cultura do Brasil”.

Beja anuncia programa do seu Festival de Banda Desenhada

A 19.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja contempla, este ano, a autora belga Alix Garin, os franceses Jacques Tardi e Dominique Grange e os portugueses Miguel Rocha e Kachisou, numa exposição que vai ter lugar na Casa da Cultura de Beja entre 07 e 23 de junho.

60 ha em Sines destinados a hidrogénio e amoníaco verdes

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

A Europa, a 9 de Junho!

Aproxima-se uma data muito importante para o futuro da Europa. As eleições do próximo dia 9 de junho são determinantes.

Portalegre: Confraria Gastronómica do Alentejo lança livro "Comeres Raianos"

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre foi o local escolhido para a Confraria Gastronómica do Alentejo, apoiada pelo estabelecimento educativo, lançar o mais recente projeto editorial, “Comeres Raianos”. O livro é uma homenagem ao receituário de fronteira e procura, desta forma, ser um documento que servirá para manter vivas estas receitas que, em alguns casos, apenas eram transmitidos através da oralidade.

Páginas