13 Setembro 2022      12:20

Está aqui

Sines estuda criação de Comunidade de Energia Renovável

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines

A Câmara Municipal de Sines assinou, na passada segunda-feira, um memorando de entendimento com a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a aicep Global Parques para o desenvolvimento de um estudo de suporte à constituição de uma Comunidade de Energia Renovável (CER).

De acordo com a Rádio Sines, a constituição desta CER atende ao paradigma de transição energética que se vive atualmente no país e no mundo, e que depende do contributo de Sines para a sua concretização.

As CER têm como objetivo partilhar energia produzida no seio da comunidade entres os seus membros, com uma significativa redução de custos, podendo ainda agregar entidades públicas e privadas.

Nuno Mascarenhas, presidente da autarquia, referiu à Rádio Sines que, “neste momento, vamos estudar as condições em que, em conjunto com a APS e a aicep Global Parques, podemos constituir uma Comunidade de Energia Renovável em Sines. Vamos avaliar as nossas necessidades de consumo e o nosso potencial de produção para autoconsumo dentro da comunidade. Atualmente estão estas três entidades envolvidas, mas o objetivo é que outras entidades produtoras e consumidoras possam entrar. E os municípios poderão vir a tirar proveito e a beneficiar desta Comunidade de Energia Renovável”.

Segundo o autarca, “o passo que agora damos, e que esperamos que seja o primeiro para a constituição de uma Comunidade de Energia Renovável no nosso concelho, é um sinal muito significativo do ponto de vista da sustentabilidade energética de Sines. Tanto assim é que podemos contar com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente e da Energia”.

Além da assinatura do memorando de entendimento, foi ainda assinado o contrato com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, visando o desenvolvimento do estudo de suporte à constituição de uma CER em Sines.

Já José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, afirmou que “a transição energética é um dos pilares do Plano Estratégico do Porto de Sines e a base da Agenda NEXUS, que visa desenvolver aplicações e serviços inovadores que contribuam para a agilização do processo de transição verde e sustentabilidade da cadeia logística servida pelo porto. A criação de uma Comunidade de Energia Renovável é um dos eixos fundamentais para a concretização dos objetivos a que nos propomos: ser um porto verde, operacional e ambientalmente sustentável, impulsionador da transição energética do seu complexo logístico e industrial”.

Também Filipe Costa, presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, disse que “a transição energética e reindustrialização limpa, de que Sines é um dos líderes europeus, são essenciais para a disponibilização, em proximidade e em preço, de matérias-base ‘verdes’ à indústria nacional. A Comunidade de Energia Renovável de Sines será um contributo para responder à massiva procura de eletricidade de fonte renovável dos projetos de descarbonização do Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, da transição energética e de novas indústrias eletrointensivas”.

Note-se que a cerimónia contou com a participação online de João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, além dos presidentes da Câmara Municipal de Sines, da aicep Global Parques, da APS e da ENA – Agência de Energia da Arrábida.

 

Fotografia de sines.pt