A Câmara Municipal de Évora inaugurou, no passado dia 25 de abril, o novo Centro de Convívio de S. Miguel de Machede e os antigos lavadouros públicos da Graça do Divor, que sofreram obras de requalificação para se transformarem num novo espaço cultural.
Em comunicado, a autarquia explica que estes antigos lavadouros públicos eram propriedade da câmara, e, agora, com as obras de requalificação, são um “agradável espaço multifuncional com caraterísticas ideais para eventos culturais de pequena dimensão”.
O espaço abriu com “uma exposição fotográfica e documental que deixa uma significativa homenagem às gentes da Freguesia da Graça do Divor, vincando a respetiva história, e deixando bem evidenciado o salto sociocultural que resultou da dinâmica associada à Revolução dos Cravos”, adianta o município.
Já o novo Centro de Convívio de S. Miguel de Machede “representa a concretização de uma antiga aspiração da população micaelense”. Segundo a autarquia, esta construção “veio recuperar um projeto antigo, há muito esperado pela população, e que se tornou possível graças a uma candidatura de sucesso submetida pela Câmara Municipal de Évora a financiamento da União Europeia, e que acabou por se traduzir num investimento global que ronda o meio milhão de euros”.
Este novo espaço dispõe agora de “uma sala de convívio dimensionada e equipada para servir com conforto e funcionalidade os diversos grupos etários, bar e apoio de cozinha, espaço de cabeleireiro/barbearia, instalações sanitárias adaptadas, gabinete médico e de enfermagem, lavandaria, diversas salas de apoio, e ainda um arranjo cuidado e aprazível dos espaços exteriores”. A Associação Amigos dos Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Miguel de Machede é a entidade que, no futuro, irá ficar responsável pela gestão direta deste equipamento.
A cerimónia de inauguração contou com as atuações da Banda da Associação Filarmónica 24 de Junho, do Grupo de Acordéons da ARPI dos Canaviais e do Grupo de Cantadeiras de S. Miguel de Machede.