5 Janeiro 2023      10:34

Está aqui

Reguengos de Monsaraz quer desagregar união de freguesias

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acaba de aprovar a desagregação da única união de freguesias do concelho e vai enviar a proposta para o parlamento.

Em declarações à agência Lusa, Marta Prates, presidente da autarquia, referiu que a proposta de desagregação da União de Freguesias de Campo e Campinho foi sempre “aprovada por unanimidade” nos órgãos autárquicos.

“Esta proposta de desagregação da União de Freguesias de Campo e Campinho passou pela assembleia de freguesia, pela câmara e pela assembleia municipal e foi absolutamente unânime nas três instâncias”, acrescentou.

Segundo a autarca, depois de aprovada na sessão da assembleia municipal realizada na semana passada, a proposta de desagregação “segue nos próximos dias”, por correio, para a Assembleia da República.

Marta Prates adiantou que “a proposta apresenta como argumentos que a agregação de freguesias trouxe grandes prejuízos às populações”, nomeadamente que “a freguesia ficou muito grande, o que acentua a distância das pessoas à sede”.

“E o que mais se sente por parte da população, quer da freguesia de Campo, quer da freguesia de Campinho, é a perda da identidade histórica, cultural e social destas comunidades”, assinalou.

A presidente da câmara disse ainda que os membros do executivo e da assembleia municipal entenderam a desagregação da união de freguesias “muito mais como um assunto de interesse das pessoas do que, propriamente, um assunto político”.

“O que interessa agora é o que as pessoas querem e o que as pessoas querem é a desagregação destas duas freguesias”, acrescentou.