15 Junho 2023      10:02

Está aqui

Obras no IP8 entre Ferreira do Alentejo e Beja iniciadas em breve

João Galamba, ministro das Infraestruturas

O concurso público da segunda fase das obras de reabilitação do IP8, no troço entre Ferreira do Alentejo e Beja, será lançado “durante este mês de junho”, garantiu o ministro das Infraestruturas, João Galamba.

De acordo com o Correio Alentejo, o governante e secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, estiveram em Beja na passada segunda-feira, onde reuniram com os autarcas do distrito na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Em comunicado, a CIMBAL revelou que durante a reunião “foi realizado o ponto de situação do concurso público internacional para reabilitação do traçado do IP8 entre a rotunda da Malhada Velha e Ferreira do Alentejo”, tendo o ministro anunciado que o concurso da segunda fase, entre Ferreira do Alentejo e Beja, será lançado “durante este mês de junho”.

“Esta reabilitação permitirá que a via fique com formato de IP [Itinerário Principal], com bermas asfaltadas e faixas de ‘lentos’ em alguns pontos do traçado”, explica a CIMBAL, acrescentando que, quanto ao restante traçado do IP8, “está a ser estudada a possibilidade de acesso a financiamento no âmbito deste período de programação de fundos comunitários, nomeadamente como ligação transfronteiriça”.

Além disso, os autarcas manifestaram a sua “discordância” quanto à opção da ligação ao Litoral Alentejano (Relvas Verdes – Grândola Norte), “ao invés do preconizado no Plano Rodoviário Nacional e cujo traçado já estava em construção”.

O ministro das Infraestruturas informou “que está a ser trabalhada uma solução de financiamento, através do BEI [Banco Europeu de Investimento], com acesso aos municípios para obras de manutenção nas vias anteriormente responsabilidade das Infraestruturas de Portugal, entretanto classificadas como estradas municipais, assim como as respetivas obras de arte”.

Relativamente à ferrovia, “está garantida a intervenção de eletrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca, com financiamento garantido no Alentejo 2030, ficando asseguradas velocidades de circulação até 200 km/h e ligação direta entre Beja e Lisboa”.

No que diz respeito à ligação ao aeroporto de Beja, “estão a ser efetuados os estudos de viabilidade e estudos técnicos” e irão “ser desenvolvidos os estudos técnicos para a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique-Gare”, acrescenta a CIMBAL.

Quanto ao aeroporto de Beja, João Galamba confirmou que o equipamento “tem sido objeto de reuniões com investidores internacionais, potenciando o desenvolvimento da vertente carga”.

“Também as potenciais sinergias com o Porto de Sines, assim como novas perspetivas de utilização deste porto de águas profundas nos setores agroindustriais e pecuário, poderão proporcionar maior utilização deste equipamento”, adianta o comunicado da CIMBAL.

Por fim, os autarcas foram informados que o Governo “está apenas a aguardar autorização formal, por parte da Comissão Europeia, o concurso internacional para ‘supressão’ de áreas brancas na rede de fibra ótica”, que poderá ser seja lançado “no início do quarto trimestre” de 2023. “No que concerne à rede móvel 5G, o sinal deverá chegar a muito mais pontos do território, de acordo com as obrigações decorrentes da concessão, a que os operadores se obrigaram”, conclui a CIMBAL.

 

Fotografia de executivedigest.sapo.pt