27 Junho 2023      18:16

Está aqui

O que é e como fazer uma análise SWOT?

Seja você um empresário à frente de uma startup, um gestor de um grande conglomerado ou um líder de projeto, é crucial ter um entendimento claro do ambiente no qual está inserido e as forças que estão a seu favor e contra. Porém, como o pode fazer de forma eficaz? A resposta é através da análise SWOT.

A análise SWOT, uma ferramenta de planeamento estratégico que avalia os Pontos Fortes, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um negócio ou projeto, tem sido um pilar na tomada de decisões estratégicas desde sua concepção nos anos 60.

Com sua capacidade de oferecer insights poderosos sobre o ambiente interno e externo de uma organização, pode ser a chave para impulsionar o sucesso do seu negócio ou projeto.

Mas, o que é e como fazer uma análise SWOT correta? Para entender melhor sobre o assunto, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes!

 

O que é uma análise SWOT?

Em suma, a análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é uma estratégia de planeamento usada para avaliar os Pontos Fortes (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de uma organização ou projeto.

Sendo assim, a análise SWOT ajuda a identificar os aspectos internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para atingir um objetivo da sua empresa ou startup.

No entanto, para entender ainda melhor o que é uma análise SWOT, deve-se ter o entendimento detalhado de cada elemento, que são:

Pontos Fortes (Strengths)

Estes são os atributos internos de uma organização ou projeto que são benéficos para alcançar o objetivo.

Portanto, os pontos fortes podem incluir habilidades especiais, competências, recursos, vantagens competitivas, etc.

Fraquezas (Weaknesses)

Estes são os atributos internos que podem ser obstáculos para alcançar o objetivo. No que se refere à fraqueza de uma empresa, pode incluir:

  • Falta de recursos;
  • Capacidade insuficiente;
  • Falta de habilidades, etc.

Oportunidades (Opportunities)

Em relação às oportunidades, refere-se a fatores externos que a organização ou projeto pode aproveitar para alcançar o objetivo.

Além disso, as oportunidades podem surgir de mudanças no mercado, tendências sociais, avanços tecnológicos, etc.

Ameaças (Threats)

Nada mais são que os fatores externos que podem impedir a organização ou projeto de alcançar seu objetivo.

Na grande maioria das vezes, as ameaças vêm da concorrência, mudanças no ambiente regulatório, riscos económicos, etc.

 

Como fazer uma análise SWOT?

Pode utilizar uma matriz SWOT online para facilitar ainda mais a criação de sua análise. Mas, independente disso, deve seguir as seguintes etapas:

Defina o objetivo

Antes de começar a análise, é fundamental definir claramente o objetivo. Pode ser qualquer coisa desde o lançamento de um novo produto, a expansão para um novo mercado, ou a melhoria de processos internos.

Identifique os pontos fortes (Strengths)

Considere os atributos internos da sua organização ou projeto que contribuem para o sucesso na obtenção do seu objetivo.

Neste caso, pode incluir competências, recursos, habilidades, ativos valiosos, tecnologia entre outros.

Identifique as fraquezas (Weaknesses)

Identifique os atributos internos que possam ser desvantajosos ou que representem obstáculos para alcançar o seu objetivo.

Saber fazer esta identificação é fundamental para garantir o bem-estar da sua empresa, precavendo-se de futuros problemas.

Identifique as oportunidades (Opportunities)

Aqui, você deve avaliar os fatores externos que podem ser aproveitados para o benefício da sua organização ou projeto.

Mas, como exatamente fazer isso? Leve em consideração as tendências sociais, o avanço tecnológico, mudanças no mercado, políticas ou regulatórias.

Identifique as ameaças (Threats)

Considere os fatores externos que podem impedir o sucesso do seu objetivo. Pode incluir concorrência, mudanças no ambiente regulatório, riscos económicos, entre outros.

Analise e priorize

Uma vez que tenha identificado seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, o próximo passo é analisar e priorizar.

Sendo assim, procure determinar quais são os mais relevantes para o seu objetivo e quais devem ser tratados como prioridade.

Formule estratégias

Com base na sua análise, comece a formular estratégias para maximizar seus pontos fortes e oportunidades, e para minimizar ou superar suas fraquezas e ameaças.