9 Agosto 2023      10:20

Está aqui

Novas descobertas no anfiteatro de Ammaia

Os trabalhos no anfiteatro da cidade romana de Ammaia permitiram descobrir, no último mês, um novo espaço cultural, que se encontrava “oculto sob o aterro da frente de pedreira”, além da presença “da extremidade de uma soleira de granito”, indicadora de uma segunda porta de acesso à arena.

Em comunicado, a Fundação Cidade de Ammaia refere que “o anfiteatro é uma construção de alvenaria, rebocada com argamassa de cal e areia, com cavea de materiais perecíveis (madeira), que aproveitou a pendente do terreno para se encaixar na pedreira de onde foram extraídos os materiais para a sua construção, apoiando-se também na face exterior da muralha da cidade, pelo lado sul”.

Já do lado norte, “onde não havia frente de rocha nem cerca urbana, um poderoso aterro antrópico suportaria a cavea”, adianta a mesma fonte.

A continuação dos trabalhos de intervenção, num projeto financiado pela Fundação “La Caixa”, permitiu aos investigadores “remover o aterro existente junto de uma frente de pedreira que conheceu exploração moderna, situada no quadrante sudoeste, e terminar a limpeza de boa parte da frente do podium, no quadrante nor/noroeste”.

Segundo a Fundação, neste momento já está “devidamente delimitado todo o circuito do podium que delimita a arena do edifício lúdico”, o que permitiu aos investigadores determinar as dimensões da arena, que seriam de “54 m / 186 pés por 40 m / 137 pés”.

A Fundação Cidade de Ammaia está envolvida nestes trabalhos juntamente com a Fundación de Estudios Romanos e a participação científica do Museo Nacional de Arte Romano (Mérida) e do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

 

Fotografia de feriasemportugal.com