25 Setembro 2023      10:53

Está aqui

Montemor-o-Novo: espetáculo reflete sobre violência nas escolas

A companhia de teatro Ruínas estreia-se este mês em Montemor-o-Novo com a sua mais recente criação, “Na hora do intervalo”, que propõe uma reflexão sobre a violência e “os caminhos sinuosos da adolescência”.

De acordo com a agência Lusa, este novo espetáculo foi escrito e encenado por Catarina Caetano e conta com a interpretação dos atores Ana Isabel Arinto e Neto Portela.

O espetáculo tem agendadas quatro apresentações no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo: as primeiras duas sessões, nos dias 26 e 27, destinam-se a grupos escolares; as outras duas, nos dias 28 e 29, são abertas ao público em geral e têm entrada gratuita mediante reserva prévia.

Segundo a companhia alentejana, o projeto teatral “começou quando a criadora Catarina Caetano e a psicóloga Carla Brito dinamizaram debates entre alunos dos 8.º aos 12.º anos em escolas de Montemor-o-Novo, Amarante e Algueirão [Sintra], entre maio e junho de 2023”.

“Os alunos foram convidados a refletir sobre a questão da violência nos ambientes escolares. As questões e materiais que daí decorreram serviram de ponto de partida para a escrita do texto e improvisações para a criação do espetáculo”, adiantou a mesma fonte.

Em “Na Hora do Espetáculo”, “a protagonista da história, levada a um ponto de rutura, pondera soluções extremas para os problemas que a assolam dentro da escola e dentro de si mesma e está disposta a rebentar com tudo”.

O Projeto Ruínas foi fundado em 2000 por um grupo de artistas de diferentes disciplinas e, ao longo destas duas décadas de existência, já produziu mais de 40 espetáculos.

Esta nova produção é financiada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes), e pela Câmara de Montemor-o-Novo, contando com o apoio dos agrupamentos de escolas da cidade alentejana, Ferreira de Castro (Algueirão) e de Amarante.

 

Fotografia de projectoruinas.pt