Segundo o município, a aquaelvas, baseando-se num parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), propõe um agravamento de 7,26% no tarifário da água em 2023.
Na factura que os consumidores recebem há ainda a componente dedicada aos resíduos sólidos e, também neste ponto, foi dado um parecer pela ERSAR que sobe a proposta de tarifário de um valor de 52 euros em 2022 para 78,16 euros em 2023.
Face a esta conjuntura, a Câmara Municipal revelou que vai criar “uma comissão” para analisar a proposta do tarifário da água, uma vez que “os eleitos não concordam com o parecer da ERSAR sobre a actualização dos novos preços”. O executivo decidiu ainda tomar uma posição junto do Conselho Consultivo da VALNOR relativamente ao “acréscimo significativo” do tarifário de resíduos sólidos para 2023.
A VALNOR é uma empresa de referência no setor Ambiental e Tratamento e Valorização de Resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o Tratamento e Valorização de Resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável nos Municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.