1 Dezembro 2023      09:27

Está aqui

Comissão Europeia designa ADRAL como perita na atração de talento

Elisa Ferreira, Comissária Europeia

A Comissão Europeia designou a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo como Membro Core do Grupo de Trabalho Territorial da Harnessing Talent Platform (HTP), uma plataforma criada que visa ajudar na mudança demográfica.

Em comunicado, a ADRAL refere que a criação desta plataforma advém da publicação de uma Comunicação sobre Aproveitamento do Talento nas Regiões Europeias e do Mecanismo de Impulso ao Talento, que tem como objetivo “trazer um novo ímpeto para a reconversão e melhoria das competências, como a primeira iniciativa chave em 2023 para contribuir para o Ano Europeu das Competências”.

Segundo a mesma fonte, este Mecanismo “irá apoiar as regiões da UE afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa para formar, reter e atrair pessoas, competências e capacidades necessárias para lidar com o impacto da transição demográfica”.

Neste sentido, a Harnessing Talent Platform prevê a criação de grupos de trabalho dedicados que reúnam stakeholders de diferentes níveis territoriais para discutir o tema do aproveitamento do talento na Europa e as consequências territoriais das dinâmicas demográficas a ele associadas.

“Estes grupos de trabalho servem como um fórum para a troca estratégica sobre como setores como: Digital, Saúde, Investigação e Inovação, bem como Desenvolvimento Territorial – em particular, as ligações entre zonas rurais e urbanas e a qualidade de vida – podem influenciar a capacidade de uma região ser competitiva e atrativa para uma mão-de-obra jovem e altamente qualificada”, adianta a agência.

Além disso, os grupos de trabalho “permitirão ter uma visão mais profunda de como as regiões que lidam com desafios demográficos podem atrair, desenvolver e reter talento, explorando soluções potenciais e concebendo instrumentos ligados ao tema do grupo de trabalho”.

Como tal, os grupos de trabalho irão desenvolver e partilhar “conhecimentos e experiências”, identificar desafios, promover boas práticas e traduzir “conclusões em recomendações políticas e orientações técnicas”.

A Harnessing Talent Platform é liderada pela Comissária Europeia Elisa Ferreira.

 

Fotografia de expresso.pt