3 Novembro 2023      10:55

Está aqui

Censos Sénior sinalizaram 9094 idosos vulneráveis no Alentejo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 44 114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação “Censos Sénior 2023”, que decorreu durante todo o mês de outubro.

Em comunicado, a GNR revela que, nesta edição, realizou 304 ações em sala e 2 651 ações porta a porta, abrangendo um total de 24 978 idosos.

De acordo com os dados disponibilizados, Guarda e Vila Real são os distritos com mais idosos isolados ou vulneráveis, 5477 e 5360 idosos, respetivamente.

No Alentejo, Beja destaca-se com 3230 idosos sinalizados em situação de vulnerabilidade. Segue-se Évora, com 2972 idosos, e Portalegre, com 2892 idosos.

Em todo o território nacional, o distrito do Porto é o que apresentou menos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, sendo sinalizados apenas 826 idosos.

Segundo a GNR, a Operação “Censos Sénior 2023” realizou-se no âmbito do policiamento comunitário, que visa “garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança”.

A mesma fonte garante que, durante a operação, “os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

A GNR diz ainda que “continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis”.

 

Fotografia de penacovactual.sapo.pt