31 Agosto 2019      12:10

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Azeite do Alentejo é cada vez mais desejado pelo mundo fora

O Alentejo produz perto de 76% do azeite nacional. A qualidade já existia e foi melhorada, depois houve um investimento na promoção e foi tudo quanto bastou para o Azeite Alentejano ver as exportações a aumentar e um desejo cada vez maior em comprar azeite alentejano pelo mundo.

O investimento em promoção, por parte do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) foi de 265 mil euros, no últimos três anos, centrado em seis países: Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América e Suécia.

Este programa de promoção foi cofinanciado pelo Programa Operacional Regional "Alentejo 2020" e teve uma dotação total de 320.682 euros.

Segundo o presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão, esta iniciativa promocional decorreu com sucesso, foi muito eficiente, e realizou todas as ações previstas.

Esta iniciativa promocional representou também a entrada de novos associados no CEPAAL e que é composto já por 30 produtores que procuram dar visibilidade coletiva aos seus produtos, contribuir para aumentar as exportações, dinamizar a economia e "conferir maior competitividade" ao setor na região, ainda de acordo com Gonçalo Morais Tristão.

A promoção decorreu junto de consumidores e distribuidores e em diversas feiras internacionais, como a "Green Week", em Berlim, na Alemanha, e o "Summer Fancy Food Show", em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América e houve presença do produto em lojas gourmet e eventos e provas técnicas para profissionais do setor e 'sommeliers' nos mercados estratégicos.

O CEPAAL recebeu no Alentejo cerca de 30 'opinion makers' internacionais, alguns deles "chefs" de cozinha de restaurantes com estrelas Michelin, "sommeliers", degustadores de azeite, críticos gastronómicos, jornalistas e distribuidores.

 

 

Imagem de bigcommerce.com